domingo, 12 de abril de 2009

OBRIGADO, RAPAZES!


COIMBRA É UMA LIÇÃO DE SONHO E TRADIÇÃO


A réplica que todos os benfiquistas temiam, aconteceu. O Estádio da Luz, passado exactamente um ano, voltou a sentir o “perfume” de quem trabalha e de quem demonstrou espírito de sacrifício, muita concentração e bastante solidariedade dentro das quatro linhas. Aliado a estes argumentos pudemos contar, ainda, com um Peskovic inspirado e com o factor sorte a pender um pouco para o nosso lado.


Para aqueles que gostam da Académica, como eu, esta vitória teve um sabor muito especial, face ao que se passou durante toda a semana. Na verdade, esta vitória, veio calar todos os gritos de vingança que fizeram eco por tudo o que foi órgão de comunicação social. Antes do jogo, que foi encarado como uma “verdadeira final”, até as declarações - deturpadas - do Nuno Piloto serviram de inspiração vingativa. De facto, quando um clube como o Benfica precisa de usar destes estratagemas para alcançar os seus objectivos, algo de muito grave se passará dentro da sua estrutura. Onde já se viu, colar nas portas dos balneários, declarações - deturpadas - de um elemento da equipa adversária, como fonte de inspiração? Não sei! Provavelmente, só mesmo no Estádio da Luz.


Relativamente ao jogo e, sem querer fazer uma exaustiva apreciação, direi que houve três factores que influenciaram positivamente, o desfecho deste encontro.

1- A táctica apresentada pela equipa da Académica, demonstrou que o trabalho de casa tinha sido bem feito. O Domingos Paciência provou, mais uma vez, que tem uma leitura de jogo, fantástica.

2- Os jogadores colocaram em campo, tudo o que lhes tinha sido pedido aquando da preparação do encontro. Além de terem sido excepcionais no campo táctico, demonstraram vontade em vencer.

3- O factor sorte e um ou outro erro do árbitro existiram mas, não foram factores determinantes. Um dos factores determinantes foi o desacerto da equipa do Benfica e, quanto a isso, só eles podem resolver.


Penso que, escalpelizando estes três pontos, ficamos a perceber um pouco da história deste encontro. No entanto, se quiserem ficar com a apreciação ao jogo, mais detalhada e deturpada, basta ler os “Pasquins de Lisboa”.

Se não vejamos: o “Record” diz que o melhor em campo foi Peskovic, a “A Bola” diz que foi o Tiero; o “Record” diz que não foi penalti sobre David Luís, a “A Bola” diz que sim; o “Record” diz que não houve razão para a expulsão de Hélder Cabral, a “A Bola” nem fala do lance…basta!


Quanto à notícia de que o Benfica vai apresentar queixa do árbitro junto da Liga, deixo aqui muito fugazmente algumas lembranças para os benfiquistas reflectirem e relembrarem os jogos: Benfica – Braga; Nacional – Benfica; Sporting – Benfica; E. Amadora – Benfica. É mesmo só para avivar a memória de alguns. Já agora, sugiro algo que já me foi sugerido a mim, leiam a crónica do Ricardo Araújo Pereira e ficarão a perceber, assim um bocadinho, o porquê de mais uma derrota.

O sonho concretizou-se e, a tradição manteve-se. Os Doutores chumbaram os cábulas da capital.

Briosa e Abril…sempre!


[Dr. Kanelada]

12.04.2009

3 comentários:

  1. Caros krommáticos:
    Quero aqui subscrever esta crónica do Dr. Kanelada.
    Está soberba e escrita de uma forma bastante pragmática.
    Eu, ontem, vi o "Domingo Desportivo", só para me aperceber do que dizem estes "jornaleiros"; analisam-se os ditos casos do jogo e sempre com dúvidas em muitas coisas.
    Francamente, isto é demais e é o que eu digo: os grandes deviam jogar entre si e resolverem os problemas entre eles.
    Aquele assessor de imprensa dos lampiões devia ter vergonha: vem-se queixar de um árbitro de um jogo, esquecendo-se que há 3 semanas atrás um destes senhores deu-lhes um penalty e ganharam uma Taça!
    Devia ter tento no que disse!
    Que desfaçatez!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar
  2. Caros Krommáticos:
    Tenho que voltar aqui para fazer umas perguntas:
    -Mas será que os "índios" só ganham jogos com grandes penalidades?
    -E quantos foram marcados a nosso favor este ano?
    -E precisámos disso para fazermos a campanha que temos feito?
    Joguem futebol, portem-se como profissionais e vão ver que os resultados aparecem, mesmo que hajam casos.
    Tem-se que trabalhar sériamente durante a semana para se ter frutos ao fim de semana.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar
  3. Caro Tião
    Este tal Dr. Kanelada disse tudo o que era necessário ser dito. Mas para mim este final "Os Doutores chumbaram os cábulas da capital" é a frase chave , aquela que nos resume o essencial.
    Burros, asnos,e afins é o nome apropriado para quem não estuda a lição em Coimbra e Doutor é Doutor, os de coimbra são sempre os melhores não há dúvida.
    Quando queremos e nos esforçamos, conseguimos sempre chegar mais longe.
    Quanto aos jornais de que fala, é tudo uma grande treta, da académica quase não se fala e cada um diz de sua justiça conforme lhe convém, está tudo viciado à partida.
    Quanto a essas crónicas que foi aconselhado a ler, esqueça, que eu saiba esse Sr. sabe escrever é piadas para todos nos rirmos,parece-me que já teve alguns programas de comédia que até eram engraçados, mas pelos vistos nem na comédia aguentou a pedalada, quanto mais a escrever crónicas para os jornais. Que eu saiba essas crónicas são só para rir.Leiam antes crónicas de academistas que são muito mais interessantes.
    Bom, o que importa é que as águias quiseram voar muito alto mas não foram capazes, voaram baixinho e nem piaram porque nós arrasámos totalmente, mesmo com menos um , com penálty ou sem ele, com amarelos ou sem eles.
    Um abraço aos krombenfiquistas, se é que isso é possível,não fiquem tristes nem enervados ( não roam mais unhas porque não vale a pena), porque a nossa briosa é e sempre será a melhor de todos os clubes.
    Briosa sempre

    ResponderEliminar