sábado, 10 de outubro de 2009

THE BEST

Universidade de Coimbra
é a primeira do país no ranking


Portugal continua a não ter nenhuma universidade nas 200 melhores instituições de ensino universitário do mundo do Times Higher Education que é, mais uma vez, liderado por universidades americanas e britânicas. De qualquer forma, a Universidade de Coimbra é a primeira instituição portuguesa a constar deste “ranking” conquistando o 366.º lugar, com uma pontuação de 37,9% em 100.

Já no ano passado o cenário tinha sido idêntico. Portugal não tinha conseguido integrar nenhuma universidade na lista das 200 melhores, mas a de Coimbra era a primeira portuguesa. De qualquer forma, mesmo sem ter conseguido conquistar os responsáveis por este “ranking”, que todos os anos lista as mais prestigiadas instituições de ensino universitário do mundo pelo seu prestígio, qualidade de ensino ou nível de investigação, a UC conseguiu, de 2008 para 2009, subir 21 lugares na tabela classificativa. Ou seja, do 387.º lugar para 366.o

O “ranking” é liderado, mais uma vez, pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, logo seguida da de Cambridge, na Inglaterra, e da de Yale, também nos Estados Unidos. A Universidade de Barcelona, em 171.º lugar, com uma pontuação de 57,2% é a primeira e única instituição da Península Ibérica a constar na listagem das 200 melhores do Mundo.
in DC

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

NOVAS OPORTUNIDADES

AUTÁRQUICAS 2009


No próximo Domingo, não deixe de exercer o seu direito de voto.

A ESCOLHA É SUA!

A SELECÇÃO


RUMO À VITÓRIA

EMPATAS

MAIS DO MESMO...

Académica e Beira-Mar empataram hoje, sexta-feira, 0-0, em jogo da primeira jornada do grupo A da segunda fase da Taça Carlsberg, o primeiro sob o comando do treinador interino Zé Nando, disputado em Coimbra.
Podemos dizer que foi uma partida mal jogada por ambas as partes, num ritmo sonolento, semelhante a um jogo-treino, cujo resultado só poderia resultar num "nulo", tal foi o deserto de ideias dos avançados das duas equipas. Em todo o caso, tivemos oportunidade de verificar que, a espaços, os atletas da Briosa, correram mais e mostraram vontade. A provocar este desacerto, esteve a terrível ansiedade que, normalmente, se apodera dos que estão mais fragilizados.
Outro cenário profundamente decepcionante, foi verificar as bancadas do ECC completamente nuas de espectadores. Segundo informações jornalísticas, não estiveram mais do que 300 pessoas a assistir a este encontro. É pena!

PUBLICIDADE

Se a luz ficar ligada mais do que 4 horas, não se esqueça de contactar o seu electricista.

AS VOLTAS QUE A VIDA DÁ

ESTALOU A POLÉMICA


O responsável pela área financeira da Académica, não gostou das declarações produzidas pelo ex-candidato João F. Campos e acabou por reagir. Veja aqui.

FAUSTO CORREIA

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

BRUXEDOS & SUSPEIÇÕES

RESULTADOS FINAIS

FUTEBOL DE CAUSAS


JOÃO CAMPOS CONTRA-ATACA

JOÃO CAMPOS CRITICA LIDERANÇA E GESTÃO DE SIMÕES

O candidato derrotado às últimas eleições da Académica, João Francisco Campos, criticou quinta-feira "o desespero e a falta de projecto" da actual Direcção do clube, liderada por José Eduardo Simões.
"O desespero invadiu a actual Direcção e o comunicado de ontem (quarta-feira) é um reflexo disso. Existe uma falta de projecto desportivo e de rumo por parte da actual Direcção". Continue a ler aqui... .

CURIOSIDADES

Enquanto vagueava pela net, encontrei esta pérola, que não resisti a copiar. Assim, passo a citar o comentário a esta foto: " O que mais gostei na comunicação do Presidente da República não foi mostrado ao País. Um técnico de Belém aproximou-se do micro, antes da comunicação, e começou a dizer: " Alô! 1,2,3,4,5, ESCUTO!". Foi genial!!...
Fantástico, digo eu!

IRREVERÊNCIA

A foto aqui apresentada é manchete do DC de hoje e mostra a irreverência estudantil, face aos péssimos resultados que a Briosa acumulou ao longo destas sete jornadas da Liga. Deste modo, penso que será um exagero concluir que esta rapaziada esteja a fazer um apelo ao insulto fácil ou até injurioso (como aqui se lê) já que nada move esta gente contra a pessoa de Rogério Gonçalves, mas sim contra o treinador da AAC.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

5ª CHICOTADA DA ÉPOCA

O arranque desta Liga Sagres 2009/2010, está a ser demolidora para os treinadores. Agora foi a vez de Nelo Vingada não resistir à onda de maus resultados.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

HOMENAGEM A VASCO GERVÁSIO

Vasco Gervásio será hoje homenageado, a título póstumo, no Salão Nobre do Governo Civil de Coimbra, por volta das 18h00. O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. Laurentino Dias, estará presente para a atribuição do Colar de Honra ao Mérito Desportivo.
Mais pormenores, aqui... .

COIMBRA - AUTÁRQUICAS 2009

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ACIDENTE NA RAMPA DA PENHA



A 27ª edição da Rampa da Penha em Guimarães, ficou marcada pelo despiste de Martim Pereira de 17 anos e natural da Lousã. O acidente provocou cinco feridos, em virtude de ter abalroado vários automóveis que estavam naquela zona.

DÁ QUE PENSAR

clique na imagem

A VERDADEIRA ARTISTA

Lembram-se dela? Esta é a senhora Cristina Araújo que foi apanhada por 38 vezes a conduzir sem carta de condução. No entanto e como se não bastasse, viu-se novamente envolvida em mais uma cena digna de uma qualquer novela. Desta vez, foi apanhada na Segurança Social a tentar imitar a assinatura de um ex-marido. Não restam quaisquer dúvidas de que esta mulher é a verdadeira artista.

domingo, 4 de outubro de 2009

A ESCOLHA DE SIMÕES

O futuro a Deus pertence”. Foram estas as palavras proferidas pelo ex-treinador da Académica, após a humilhante derrota frente ao Marítimo na passada sexta-feira. Como facilmente se podia prever, o destino deste senhor estava traçado. Não por Deus ou algo paranormal mas antes pelos resultados que teimosamente nunca apareceram. Não basta acreditar e ter fé, é preciso muito mais do que isso. Além de ter que saber gerir os seus recursos humanos, é preciso, também, saber de futebol, interpretá-lo e adaptá-lo aos atletas que se possui, para poder tirar o máximo rendimento de cada elemento envolvido no processo, que é o jogo. A este propósito, os discursos ao longo destas sete jornadas, que mais pareciam confissões de impotência, vieram a dar razão à crescente contestação e mostrar que esse futuro a que se referia, hoje já é passado. Os desígnios de qualquer treinador de futebol, nunca estarão nas “mãos de Deus”, mas antes no poder de decisão de um qualquer presidente que pensa ser ao mesmo tempo, omnipotente e omnisciente.
A escolha do “todo-poderoso” José E. Simões foi a excepção que se impôs a todo o custo, contra tudo e contra todos, a uma regra que apontava claramente em sentido contrário. Depois do “milagre das rosas”, jamais seria expectável assistir a outro momento grandioso de um qualquer poder divino que pudesse alterar o destino sobejamente conhecido.
Para o senhor Rogério Gonçalves, o preço que pagou pela vontade desmesurada, até vaidosa e há muito denunciada de poder vir a treinar a sempre prestigiante equipa de futebol profissional da A. Académica de Coimbra, foi altíssimo. No seu curriculum, mais uma vez, irá figurar o trajecto desastroso que percorreu durante esta curta “estadia” de 115 dias e, ao mesmo tempo, prolongar o já longo (perto de três anos) período de jejum de vitórias. A Académica acabou por ser uma “prenda” com algum amargo de boca, para quem tinha acabado de completar 50 anos de idade no passado dia 01 de Outubro.
Ainda hoje não se percebe, claramente, quais as razões que levaram José E. Simões a optar por um treinador de classe média baixa e com um curriculum pouco cativante, atendendo aos anos que já leva de futebol. Perante tamanha evidência, que só ele não quis ver, o resultado final só podia ser desprestigiante para ambas as partes. Para Rogério Gonçalves foi a rescisão “amigável”, assente nos coros de assobios, nos lenços brancos e na ausência de vitórias e para José E. Simões, além dos apupos e dos assobios, foi estar sujeito a fortíssimas críticas pelas razões atrás apontadas, ao ponto de ter de abandonar o ECC sob escolta policial. No entanto, a realidade diz-nos que quem efectivamente perdeu foi a Instituição A. Académica de Coimbra que ao fim de sete jornadas, leva três pontos somados e é a única equipa da Liga que ainda não venceu qualquer jogo.
A Académica acaba de virar uma página de um livro que lhe foi imposto e que muitos não queriam ler mas, daqui para a frente, o trabalho vai ser muito mais difícil e exigente. O próximo treinador terá que saber gerir muito bem toda a ansiedade provocada pela ausência de resultados. Entretanto, na opinião dos sócios e adeptos da Briosa, a margem de erro é nula, o que forçará a equipa a ter de vencer o mais rápido possível. Resumidamente, poder-se-á apelar, em primeiríssima instância, à rápida recuperação dos homens por que os resultados depressa aparecerão.

Parafraseando o senhor Rogério Gonçalves e terminado o pesadelo e a humilhação da derrota frente ao Marítimo por 2-4, espero que não venha a precisar de “balões de oxigénio” e que possa continuar a respirar bem lá para os lados de Lanheses porque, “O futuro a Deus pertence”.

[Dr. Kanelada]
04.10.09