sábado, 2 de outubro de 2010

"BRISAS" COM SABOR AMARGO



Jorge Costa no final da derrota diante da União de Leiria

«Hoje não se pode falar em justiça. Não entrámos bem em termos saídas rápidas para o ataque. Estivemos organizados mas com dificuldades em circular a bola. Fomos melhorando e fizemos o golo, mas acabámos por sofrer um golo numa sucessão de erros que se pagam caro em alta competição. Não tivemos capacidade para segurar o empate e ainda sofremos o 2-1 quando estávamos com 10. Foi um jogo intenso, com alguns momentos de bom futebol mas a história podia ter sido diferente, se, a partir dos 41 minutos, tivéssemos ficado a jogar com mais um jogador. É difícil justificar uma derrota com um lance menos feliz de um árbitro mas não podemos fugir da realidade. Revi o lance na televisão e não tenho dúvidas. Podíamos até voltar a sair daqui com zero pontos mas a história teria sido diferente. Se recuámos na segunda parte foi por mérito do Leiria, que nos obrigou a baixar, e passou a fazer um jogo mais directo. Tivemos dificuldades porque não ganhámos nem a primeira, nem segunda bola.»
Perante este resultado, é caso para dizer que não nos demos muito bem com "choques filosóficos". No entanto, o que se estranha, é o facto de a equipa ter dado mostras de bons índices de confiança, como foi o caso do jogo contra o V. Guimarães e depois claudicar à primeira contrariedade que se lhe depara, como foi a situação que originou o primeiro golo da U. Leiria. De facto, não se percebe porque é que a Briosa, quando defronta equipas do seu patamar competitivo, como é o caso do Beira-Mar, do Olhanense ou mesmo desta U. de Leiria, não procura assumir os comandos do encontro, impondo as suas regras e o seu sistema de jogo. Se estas equipas são consideradas como adversários directos, então há que perceber isso mesmo e não perder pontos com elas. Há que enfrentá-las sem medos! A Académica não se pode "pôr a jeito". É que desse modo, o adversário ganha ainda mais força e parte para cima do seu adversário convicto de que mais cedo ou mais tarde o golo surgirá. Penso que Jorge Costa , para manter este excelente arranque da Briosa na Liga, terá que trabalhar melhor a parte psicológica dos seus atletas. Se conseguir transmitir-lhes a sua "raça" que possuía enquanto jogador, então tudo se tornará mais fácil.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A FILOSOFIA DA VITÓRIA


Choque de filosofias em Leiria

Esta sexta-feira, pelas 20h15 em Leiria, em mais um derby da zona centro, a Briosa vai encontrar um antagonista na verdadeira acepção da palavra. Jorge Costa explica porquê: «Tem poucos golos sofridos e marcados, enquanto nós temos marcado sempre mas também temos alguns golos sofridos. Serão, por isso, duas equipas com filosofias diferentes. Sabemos que vamos ter dificuldade em marcar mas nada vamos alterar em relação ao que temos vindo a fazer e lutaremos até à exaustão pelos três pontos. A União está apenas três pontos abaixo de nós, tem feito um bom campeonato, e é uma equipa bem organizada, com um sistema de jogo à imagem do V. Guimarães.»

UNS E OUTROS

U2

Com os concertos dos U2, o trânsito ficará condicionado em diversas artérias da cidade de Coimbra. Veja os Circuitos Especiais disponibilizados pelos SMTUC.

MANTER O RUMO


Lista de convocados

Guarda-redes: 1- Peiser; 12- Ricardo

Defesas: 2- Amoreirinha; 5- Berger; 15- Orlando; 30- Pedro Costa; 55- Hélder Cabral

Médios: 7- Hugo Morais; 13- Grilo; 50- Diogo Melo; 66- Nuno Coelho; 85- Diogo Gomes; 88- Júnior Paraíba

Avançados: 6- Amessan; 11- Laionel; 14- Miguel Fidalgo; 18- Sougou; 21- Éderzito; 23- Diogo Valente

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TAÇA DE PORTUGAL

A Académica terá que se deslocar a Oliveira de Azeméis para defrontar o Cesarense na 3ª. eliminatória da Taça de Portugal, que se realizará no fim de semana de 16 e 17 de Outubro.
Com pergaminhos nesta competição, já que fomos os primeiros vencedores da prova, estamos com uma dinâmica de vitória que deverá ser aproveitada para irmos longe...... até ao Jamor!
Força Briosa!
Nós, adeptos, queremos estar outra vez nesse palco!
Mas para isso é preciso ir ultrapassando os adversários e pensando que todos são difíceis e que os jogos só acabam quando o apitador dá a "gaitada" final.
O Cesarense está na II Divisão Centro, encontrando-se, no momento no 2º. lugar desta série, pertencendo à Associação de Futebol de Aveiro.
À priori é fácil, mas há que ter respeito.

MAIS DO MESMO


É confrangedor a forma cinzenta como este País tudo vê.
Ao ouvir os noticiários de todos os canais televisivos, no domingo, uma vez mais, em todos eles, ao falarem dos jogos realizados no sábado, dizerem que os da cidade-berço tinham perdido com a Académica.
Mas eu só pergunto: realçam-se os derrotados ou tem de se enaltecer os vitoriosos?
É que não é primeira vez que isto acontece, já que na primeira jornada foi o mesmo.
Por outro lado, uma equipa, a Académica, que está em 2º. lugar não merece respeito?
Só os que estão em 5º. com 9 pontos e 7º. com 8 pontos é que são notícia?
Haja vergonha e respeitem quem ganha dentro de campo.
Como o orelhudo pediu aos seus simpatizantes para não irem ver o seu clube fora de casa, apetecia-me dizer não vejam noticiários desportivos!
Haja vergonha e vejam e reparem em que lugar está a Briosa, como é o seu ataque e como se comporta dentro de campo.
Deixo uma vez mais este reparo.

domingo, 26 de setembro de 2010

VAMOS ÀS COMPRAS?

PALAVRAS PARA QUÊ?


Rui Santos
Bastidores do Tempo Extra da SIC Notícias

Escolhe os pivôs, escolhe as perguntas que lhe são feitas, muda o cenário quando quer, usa óculos Prada de armação especial, veste Versace, usa sapatos Hugo Boss, muda de relógio consoante o fato que veste, corta o cabelo uma vez por mês na Lúcia Piloto (em Lisboa) e, exige uma almofada na cadeira para parecer mais alto aos espectadores da TV.
Recebe á volta de 1000 e-mails por semana, que diz ler todos. Diz não ter clube e ser apenas do contra. Gaba-se de ter imensos contactos no estrangeiro e de ter fontes em lugares-chave de que ninguém suspeita. Arranjou 7.500 assinaturas que entregou na Assembleia da República, pela "verdade desportiva", que ficou "esquecida" assim que o campeonato foi entregue, em bandeja de ouro, ao Benfica.

Sobre treinadores portugueses tem a seguinte opinião:

Jorge Jesus - É um dos treinadores mais competentes na descodificação táctica do jogo' 15 valores.
André Villas-Boas - Tem o ADN de um treinador. É provavelmente tão bom quanto o Mourinho' 13,5 valores.
Paulo Sérgio - Ainda não tem a dimensão para o Sporting. Devia estar noutros emblemas' 9,5 valores.
Paulo Bento - É um produto da Comunicação Social. Ainda não tem currículo para a Selecção' 10 valores.

P. S. - De onde se extrai esta coisa curiosa: JJ percebe de táctica e recebe 15 valores. - André Villas-Boas é provavelmente tão bom quanto Mourinho e recebe 13,5 valores.
Resumindo: para o personagem em questão, JJ é melhor que André Villas-Boas e melhor que Mourinho. Incoerência? Não! Pura sabujice.

Foi expulso do A Bolha por, segundo ele afirma, criticar o Benfica e em especial Luís Filipe Vieira. Mas, continua a defender o Benfica hostilizando e denegrindo todos os outros clubes' Caso para dizer: quanto mais me bates...Tem 50 anos e já foi agredido á saída dos estúdios de uma TV. Está na TV por cabo mas exige passar para a TV generalista onde, segundo ele, com toda a modéstia do mundo afirma: dou 10-0 em audiências a qualquer um.
Já adivinharam com certeza de quem se trata.
É esse mesmo: o anão marreco do Tempo Extra da CHIC Notícias. Rui Santos, o moço de recados do Benfica.
Informação extraída da revista Sábado.

VONTADE DE VENCER E INOVAR


Briosa no segundo lugar da classificação

Jorge Costa

«Não é o mais importante. O importante é fazermos o nosso trabalho, como temos feito até aqui. Parece-me que o estamos a fazer cada vez de melhor forma. Estamos agora mais sólidos, conquistamos pontos, e queremos continuar assim. Se continuarmos com esta atitude, e ambição, iremos vencer mais jogos. Mas o meu discurso será sempre o mesmo: somar pontos, trabalhar e fazer um campeonato tranquilo, sem promessas além de lutarmos sempre pelos três pontos. Foi uma vitória justa, perante um adversário que fez um excelente jogo, valorizando ainda mais o nosso trabalho. Hoje sou um treinador feliz, pelo trabalho dos meus jogadores, pela forma como entraram em campo, pelo facto de ter visto mais gente no estádio, e, claro, por termos conquistado os três pontos. Os jogadores perceberam que não temos de sofrer para ser felizes. É isto que quero para Académica, estamos no caminho certo. Dificuldades, vamos tê-las, não temos é de ser nós a criá-las.»


O magnífico golo de Sougou

«Se foi o melhor da minha carreira? Não sei, preciso de ver na televisão mas para mim foi o mais importante porque surgiu numa altura que a equipa precisava de um golo, num jogo complicado. Felizmente, as coisas correram bem. Preparámos o jogo com muita seriedade, porque precisamos de ganhar em casa e dar espectáculo para chamar os adeptos. Queremos jogar para ganhar mas também jogar bem. Não estou obcecado em ser o melhor marcador da equipa, isso cabe mais ao ponta-de-lança, os extremos têm menos oportunidade, mas eu trabalhei muito nesse sentido, para ser decisivo. O nosso treinador tem responsabilidade na nossa média de golos [12 em seis jogos] porque ele incentiva-nos a marcar muito golos e tentar sofrer poucos. Se trabalharmos para marcar, estamos mais perto de ganhar. Prefiro ganhar por 3-2 que por 1-0.»

Não tive oportunidade de assistir a estes belos momentos de futebol. No entanto e, segundo os testemunhos daqueles que estiveram no estádio, foi algo de absolutamente fantástico. Não há dúvida de que as vitórias, arrastam consigo, momentos inesquecíveis de felicidade. Esta merecida vitória, contra a equipa que foi e contra o treinador que é, apenas veio significar que aos bons "chefes de cozinha", não basta que saibam confeccionar bem os alimentos de que dispõem, ou seja, é preciso inovar, criar algo de novo, tirar o máximo rendimento do produto. Por isso é que só alguns conseguem transformar uma boa "posta de bacalhau", num suculento prato com sabor a "lagosta". A estes, como foi o caso de Jorge Costa, costumamos chamar...Mestres!

BOLHINHAS

O nosso amigo Luís Almeida parece bastante interessado nas explicações que lhe estão a ser dadas acerca dos diversos processos a que o espumante é submetido até chegar às nossas mesas. Assim, depois desta visita às Caves da Raposeira, é muito provável que comecemos a ouvir o nosso "Dr" a falar de "Degorgement" ou mesmo no "Remuage". Estejam atentos!