sábado, 2 de outubro de 2010

"BRISAS" COM SABOR AMARGO



Jorge Costa no final da derrota diante da União de Leiria

«Hoje não se pode falar em justiça. Não entrámos bem em termos saídas rápidas para o ataque. Estivemos organizados mas com dificuldades em circular a bola. Fomos melhorando e fizemos o golo, mas acabámos por sofrer um golo numa sucessão de erros que se pagam caro em alta competição. Não tivemos capacidade para segurar o empate e ainda sofremos o 2-1 quando estávamos com 10. Foi um jogo intenso, com alguns momentos de bom futebol mas a história podia ter sido diferente, se, a partir dos 41 minutos, tivéssemos ficado a jogar com mais um jogador. É difícil justificar uma derrota com um lance menos feliz de um árbitro mas não podemos fugir da realidade. Revi o lance na televisão e não tenho dúvidas. Podíamos até voltar a sair daqui com zero pontos mas a história teria sido diferente. Se recuámos na segunda parte foi por mérito do Leiria, que nos obrigou a baixar, e passou a fazer um jogo mais directo. Tivemos dificuldades porque não ganhámos nem a primeira, nem segunda bola.»
Perante este resultado, é caso para dizer que não nos demos muito bem com "choques filosóficos". No entanto, o que se estranha, é o facto de a equipa ter dado mostras de bons índices de confiança, como foi o caso do jogo contra o V. Guimarães e depois claudicar à primeira contrariedade que se lhe depara, como foi a situação que originou o primeiro golo da U. Leiria. De facto, não se percebe porque é que a Briosa, quando defronta equipas do seu patamar competitivo, como é o caso do Beira-Mar, do Olhanense ou mesmo desta U. de Leiria, não procura assumir os comandos do encontro, impondo as suas regras e o seu sistema de jogo. Se estas equipas são consideradas como adversários directos, então há que perceber isso mesmo e não perder pontos com elas. Há que enfrentá-las sem medos! A Académica não se pode "pôr a jeito". É que desse modo, o adversário ganha ainda mais força e parte para cima do seu adversário convicto de que mais cedo ou mais tarde o golo surgirá. Penso que Jorge Costa , para manter este excelente arranque da Briosa na Liga, terá que trabalhar melhor a parte psicológica dos seus atletas. Se conseguir transmitir-lhes a sua "raça" que possuía enquanto jogador, então tudo se tornará mais fácil.

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Já o disse o repito: pés bem assentes na terra, humildade q.b., não entrar em cavalarias altas e pensar sómente em amealhar pontos a fim de que não passemos por aflições como em anos anteriores.
    O resto que venha por acréscimo e não como objectivo!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar