domingo, 26 de setembro de 2010

VONTADE DE VENCER E INOVAR


Briosa no segundo lugar da classificação

Jorge Costa

«Não é o mais importante. O importante é fazermos o nosso trabalho, como temos feito até aqui. Parece-me que o estamos a fazer cada vez de melhor forma. Estamos agora mais sólidos, conquistamos pontos, e queremos continuar assim. Se continuarmos com esta atitude, e ambição, iremos vencer mais jogos. Mas o meu discurso será sempre o mesmo: somar pontos, trabalhar e fazer um campeonato tranquilo, sem promessas além de lutarmos sempre pelos três pontos. Foi uma vitória justa, perante um adversário que fez um excelente jogo, valorizando ainda mais o nosso trabalho. Hoje sou um treinador feliz, pelo trabalho dos meus jogadores, pela forma como entraram em campo, pelo facto de ter visto mais gente no estádio, e, claro, por termos conquistado os três pontos. Os jogadores perceberam que não temos de sofrer para ser felizes. É isto que quero para Académica, estamos no caminho certo. Dificuldades, vamos tê-las, não temos é de ser nós a criá-las.»


O magnífico golo de Sougou

«Se foi o melhor da minha carreira? Não sei, preciso de ver na televisão mas para mim foi o mais importante porque surgiu numa altura que a equipa precisava de um golo, num jogo complicado. Felizmente, as coisas correram bem. Preparámos o jogo com muita seriedade, porque precisamos de ganhar em casa e dar espectáculo para chamar os adeptos. Queremos jogar para ganhar mas também jogar bem. Não estou obcecado em ser o melhor marcador da equipa, isso cabe mais ao ponta-de-lança, os extremos têm menos oportunidade, mas eu trabalhei muito nesse sentido, para ser decisivo. O nosso treinador tem responsabilidade na nossa média de golos [12 em seis jogos] porque ele incentiva-nos a marcar muito golos e tentar sofrer poucos. Se trabalharmos para marcar, estamos mais perto de ganhar. Prefiro ganhar por 3-2 que por 1-0.»

Não tive oportunidade de assistir a estes belos momentos de futebol. No entanto e, segundo os testemunhos daqueles que estiveram no estádio, foi algo de absolutamente fantástico. Não há dúvida de que as vitórias, arrastam consigo, momentos inesquecíveis de felicidade. Esta merecida vitória, contra a equipa que foi e contra o treinador que é, apenas veio significar que aos bons "chefes de cozinha", não basta que saibam confeccionar bem os alimentos de que dispõem, ou seja, é preciso inovar, criar algo de novo, tirar o máximo rendimento do produto. Por isso é que só alguns conseguem transformar uma boa "posta de bacalhau", num suculento prato com sabor a "lagosta". A estes, como foi o caso de Jorge Costa, costumamos chamar...Mestres!

3 comentários:

  1. Caros Krommus:
    Entrei no Estádio ECC, aos 65m de jogo, por motivos pessoais, mas fui cheio de fé e bastou-me para vir de lá cheio de alegria.
    A forma como vi a equipa a jogar, a vontade de ganhar e como se alcançou, valeu a pena só este bocado do jogo. Não detalharei a análise pelos motivos atrás descritos. Mas chegou-me para encher o papo de "lagosta" e derrotar estes energúmenos apoiantes dos "afonsinhos".
    E outra coisa que me dá prazer é ver esta equipa da Briosa a meter sempre golos.
    Golo é espectáculo!
    Sougou e Laionel (não vi ao vivo o primeiro!) deram-me essa satisfação.
    Brilhante vitória sem espinhas e segundo lugar mais que merecido, só pecando por não ter mais pontos, mas que os se perderam talvez tenham servido de lição.
    E mostrar que a primeira vitória desta Liga, não foi por acaso, e por isso estamos no lugar que merecemos.
    Força Briosa!
    Sempre a ganhar e a marcar golos para darmos espectáculo por esse País fora.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar
  2. Caros Krommus:
    Falta dar uma palavra de apreço ao JC.
    Mais um jovem treinador que desponta, faz trabalho sério e os resultados estão à vista.
    Muito bem também no banco, a ler o jogo.
    E a forma como põe a jogar a equipa ao ataque, é-me particularmente, agradável.
    Força JC, os adeptos estão consigo e com a equipa e a continuar assim pode ter a certeza de que os seus pedidos para ter muita gente no estádio vão-se sentir.
    Oxalá que o relvado que aí vem seja bom pois uma equipa tecnicista melhora substancialmente a sua forma de jogar e deixarão de aparecer o cansaço e as lesões.
    Espero é que não demore muito tempo para podermos jogar pouco tempo no Sérgio Conceição.
    Tem de se constatar uma realidade: as três primeiras equipas do Campeonato são treinadas por jovens que estão e passaram na Académica. E nem quero falar no "lagosta".
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar
  3. Caros Krommus:
    Gostei da abordagem do JC ao jogo e áquilo que temos feito na Liga. Estamos bem, devemos continuar assim, amealharmos pontos para se descansar mais cedo e depois lutar pelo que se possa sem entrar em cavalarias altas, mas fazermos uma época interessante.
    Outra curiosidade interessante para JC é o primeiro treinador da Académica que consegue ter, à 6ª. jornada a equipa no 2º. lugar. Nem quando fomos vice-campeões isso aconteceu, já que estávamos em 4º à mesma jornada.
    Só por isso já fica na nossa História.
    Parabéns, JC!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar