sábado, 21 de fevereiro de 2009

ERA UMA VEZ UM RIO DESPOLUÍDO...

CARNAVAL


História do Carnaval

Muitas são as teorias e opiniões sobre a origem do Carnaval. Mas numa ideia todas elas convergem: a transgressão, o corpo, o prazer, a carne, a festa, a dança, a música, a arte, a celebração, a inversão de papéis, as cores e a alegria, fazem parte da matriz genética de uma das manifestações populares mais belas do Mundo. Provavelmente terá tido origem no Antigo Egipto, ou mesmo muito antes. Frequentemente, foi alvo da repressão de quem não tolerava a subversão de um mundo virado do avesso.

Há efectivamente duas correntes distintas na abordagem da origem da palavra e que se baseiam em duas oposições hoje presentes nas celebrações do Carnaval.

A primeira é a oposição entre a ordem e a desordem, entre o mundo visível e quotidiano e as pulsões inconscientes, entre a representação e a vontade, entre o mundo que vemos e o mundo visto de cabeça para baixo. Nesta linha, a palavra «Carnaval» teria a sua origem no vocábulo latino Carrum Navalis, os carros navais que faziam a abertura das Dionísias Gregas nos séculos VII e VI a.C., e onde a euforia e a inversão de valores se estendiam pelas ruas das cidades.

A segunda oposição, com origem marcadamente cristã, é entre a Quaresma e o Carnaval, ou entre a terça-feira de Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas (que marca a entrada no período da Quaresma). A palavra terá surgido quando Gregório I, o Grande, em 590 d.C. transferiu o início da Quaresma para quarta-feira, antes do sexto domingo que precede a Páscoa. Ao domingo anterior deu o título de Dominica ad carne levandas, expressão que se teria sucessivamente abreviado para Carne levandas, Carne levale, Carne levamen, Carneval e Carnaval, todas variantes de dialectos italianos (milanês, siciliano, calabrês, etc...) e que significam acção de tirar, quer dizer: "tirar a carne", ou "adeus à carne". A terça-feira seria legitimamente a noite do Carnaval. Seria, em última análise, a permissão de se comer carne antes dos 40 dias de jejum (Quaresma).

NOTA: Aqui fica, mais uma vez, o meu contributo para o desenvolvimento do conhecimento e do saber, dos meus amigos krommus. Aproveito para desejar a todos os krommus foliões, um Carnaval muitíssimo divertido. Se precisarem de um Megafone, para anunciar o que vos der na real gana, é só pedir ao nosso folião-mor “Dr”.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

JÁ VALEU A PENA PROTESTAR

Mancha Negra foi ao treino falar com o presidente
18-02-2009 Mais Futebol
Sub-capitão declara «alerta máximo a partir de agora»

Miguel Pedro, sub-capitão dos estudantes, referiu no final do treino que os protestos a seguir à derrota em Setúbal são normais e compreensíveis. «Sei que a intenção não é prejudicar-nos mas antes tentar mudar alguma coisa. Compreendo a atitude. Nós também ficamos chateados quando perdemos e ainda por cima daquela forma. Isto acontece em todos os clubes», afirmou o camisola 10 da Briosa, que vai falhar o próximo encontro, devido a castigo.

Quanto às sequelas desta contestação, Miguel Pedro admite que notou «alguma apreensão» nos jogadores mais novos, «como o Licá ou o Éder», mas uma conversa de Domingos Paciência com eles, no sentido de relativizar a questão, terá ajudado a acalmá-los. «Queremos mostrar aos adeptos que estão errados, para que nos apoiem em vez de proferir palavras de desagrado. Queremos que passem a ter orgulho em nós e não vergonha», acrescentou.

Na mesma linha de raciocínio, o sub-capitão da Briosa assegurou que o incidente só servirá para motivar os jogadores no encontro com o Marítimo: «Se influenciar, só pode ser de forma positiva. O nosso plantel é jovem e quer vencer. Já nos aconteceu isto após o jogo com a Naval e demos a volta por cima. Se calhar, vamos passar a jogar mais concentrados. Vamos passar ao estado de alerta máximo a partir de agora

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

PROTESTOS COM RAZÃO














Estes protestos, na minha opinião, vêm muito a propósito.
A Mancha Negra, continua a ser o único veículo que o sócio e o simpatizante tem para poder reclamar o que não vai bem no seio desta equipa. Esta malta tem poder reivindicativo e tem autoridade moral para se fazer ouvir. Se querem que se respeitem os jogadores, estes têm a OBRIGAÇÃO de respeitar o descontentamento dos associados em geral e da Mancha em particular. Porque eu também não compreendo como é que foi possível perder os jogos com o Estrela, com o Rio Ave, com o Setúbal, etc. Estes jogadores, têm que perceber de uma vez por todas que a AAC-oaf, é uma Instituição credível e com muitíssimas responsabilidades no panorama do futebol nacional.
Mais uma vez tenho de dizer que, com o devido respeito por todas as outras equipas, a ACADÉMICA foi, é e será sempre, diferente. Quer queiram quer não!

O CHOUPAL NÃO PODE MORRER!

AGASALHO


Depois de pesquisar um pouquinho na net, encontrei algo que está relacionado com o frio e ajuda a perceber determinadas reacções do nosso corpo. Assim, quando o ambiente está frio e começamos a perder calor, são accionados de início os horripiladores, pequeninos músculos que ficam na raiz de cada pêlo que temos espalhado pelo corpo. O desencadear desta acção, causa de imediato o conhecido arrepio, uma onda de trepidação muscular pelo corpo todo. Esta tremedeira, que logo depois se estende a outros músculos, é a nossa primeira protecção, pois tremer é um processo mecânico para gerar calor. Outra protecção natural do corpo é o embolar ; fechamos as mãos, cruzamos os braços, encolhemos as pernas e curvamos o corpo - tudo isso para diminuir a superfície externa exposta - quanto menor a superfície exposta, menor será a área pela qual o calor se pode escapar para o ambiente.

Depois destas curiosidades e, como estamos em Fevereiro e continuamos a sentir muito frio, principalmente à noite quando nos deslocamos para ir tomar o nosso café ou carioca de limão e, como não queremos ver os krommus de “pingo ao nariz”, aqui fica uma excelente solução para manter os pezinhos bem quentinhos. È certo que não dá muito jeito para andar na rua mas, se nos sentarmos no sofá, com os ditos cujos lá enfiados, até resulta. Previno os mais desatentos que, com este agasalho calçado, não é aconselhável dar passos em frente é que…podem cair e esmurrar o nariz. Fica o aviso.

Entretanto e, se estiverem interessados, procurem este produto nas lojas da especialidade (?) ou então, em último caso, arranjem umas almofadas velhas e levem-nas á costureira.

Agasalhem-se!

Dr. Kanelada

17.02.2009

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

NEM AVES NEM SALMONETES, COMAM ...!

V. Setúbal 2 AAC 1

Domingos Paciência, treinador da Académica, sobre a derrota da sua equipa frente ao Vitória, em Setúbal, no encerramento da 18ª jornada do campeonato:
O resultado mais justo era o empate. Cometemos dois erros em lances de bola parada e, por isso, sofremos dois golos. Tivemos mais posse de bola e estivemos mais perto da baliza do Vitória. O que o V. Setúbal fez na segunda parte foi pouco. Foi inglório sofrer dois golos assim. Não foi um grande jogo, tínhamos intenção de ganhar, mas a verdade é que as defesas de uma e de outra equipa estiveram muito povoadas.

Lito, autor do golo da Académica na derrota perante o V. Setúbal, comentando na Sport TV a forma como a equipa deixou fugir o empate perto do fim
«Chegámos ao empate numa altura crucial, e com isso fizemos o mais difícil. Sentiámos que tínhamos condições para chegar aos três pontos, mas sofremos dois golos de bola parada, num aspecto em que habitualmente somos fortes. O futebol é assim, às vezes não se concretizam as oportunidades de que dispomos, mas há que continuar a trabalhar da mesma maneira.

Nota: Assim, é muito difícil cumprir objectivos. Não compreendo esta falta sistemática de garra, fibra, vontade de vencer. Perder jogos com adversários que se situam no fundo da tabela e que andam com gravíssimos problemas financeiros e, provavelmente, de continuidade como equipa profissional, como é do conhecimento generalizado, é muito penalizante e deprimente.
Não há paciência que resista muito mais tempo!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

POR ONDE ANDAS AMIGO

Quando a amizade é sincera e sã, a ausência prolongada dos amigos é sempre motivo de preocupação. A família Krommática está muito atenta às ausências prolongados dos seus membros, e não deixa de querer saber por onde andam os KROMMUS. Vem isto a propósito de nos últimos tempos o Dr. Luís, não nos andar o dar o prazer da sua insubstituível companhia. Sem ele as reuniões da noite são mais pobres!!!!. Não há "galgas",a sociedade do euro milhões não funciona e, a panela nem vai ao lume nem desaparece….
As nossas preocupações aumentam quando nos chegam informações de diversas tentativas de assalto na Praça da Republica altas horas da madrugada. Recordo que este estimado Krommu se desloca para o serviço, por volta das 5 da manhã……, nhéu! nhéu! nhéu! nhéu!
Se alguém souber do seu paradeiro diga. Os Krommus agradecem.

VIVA A MALTA!!!!

POÇAS PEREIRA

domingo, 15 de fevereiro de 2009

PELO CHOUPAL, SEMPRE!

Os Krommus fizeram-se representar no Cordão Humano pelo Choupal, mostrando que também são sensíveis a estas causas. O repórter de serviço, tinha que ser o nosso amigo "Dr.", pois só ele é que consegue obter o melhor ângulo, para captar a melhor imagem.