terça-feira, 6 de julho de 2010

P.ROMA TERMINA A CARREIRA


Pedro Roma pôs fim a uma carreira desportiva de cerca de 20 anos de actividade, mas vai continuar em Coimbra ligado à formação da Académica.
Pedro Roma vai manter-se como director-geral de formação dos estudantes, cargo que desempenhou nas duas últimas temporadas, apesar de estar inscrito como atleta e ter acumulado funções com as funções de treinador de guarda-redes.

"Esta foi a decisão mais difícil da minha carreira no futebol. Depois de pensar muito e analisar as circunstâncias, decidi comunicar a todos os amigos, sócios, simpatizantes da Briosa, adeptos de futebol no geral, que termino a minha carreira desportiva".
O veterano guarda-redes, símbolo da Académica pela sua ligação durante 20 anos ao serviço do clube, sublinha que sempre foi o seu sonho "vestir a camisola da Briosa", uma camisola "mítica" que envergou em perto de 400 jogos.

"Foram 20 anos, muitos jogos - quase 400 -, mais de uma centena deles em que tive a suprema honra de ser capitão de equipa. Como o foram antes Alberto Gomes, Mário Wilson, Bentes, Gervásio, Tomás e Miguel Rocha e tantas outras figuras do imaginário Briosa ao longo de décadas. Nunca me imaginei ao pé de homens tão ilustres. Não dá para equacionar a honra que se sente e simultaneamente a responsabilidade que nos pesa sobre os ombros".

Faz ainda questão de agradecer e retribuir a todos os que o acompanharam e lamenta este final abrupto, adiantando: "Por uma razão ou por outra não me foi dada a possibilidade de me despedir dos meus amigos e companheiros como eu pretendia que fosse. Fica essa mágoa que o tempo ajudará a mitigar, mas que por certo não fará esquecer".

Quase a completar 40 anos (13/08/2010), Pedro Roma iniciou a sua carreira na Naval 1.º de Maio (1989/90), ingressou no Benfica em 1992/93, com quem assinou por três épocas, mas esteve emprestado ao Gil Vicente em 1993/94 e à Académica, o mesmo acontecendo em 2001/02 apenas durante meia temporada, ficando desde então ligado à Académica de Coimbra.

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Aqui está uma injustiça feita ao último simbolo da Académica.
    Devia ter terminado a sua carreira entre os postes, envergando a camisola e braçadeira de capitão da Briosa.
    Não se percebe como não foi homenageado publicamente, pelos serviços prestados a esta Instituição.
    De qualquer das formas, Pedro Roma, quem é verdadeiramente da AAC, não esquece as suas grandes defesas em prol desta camisola.
    Bem-haja, Pedro!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar