terça-feira, 8 de dezembro de 2009

RESCALDOS OBJECTIVOS

clique na imagem

Depois de ser tudo dito e redito sobre a derrota da Académica no Estádio da Luz, é com muita satisfação que registo a opinião de vários analistas, entre os quais a de António Magalhães do jornal Record, apoiada nas imagens televisivas. De facto, ganhar desta forma, é muito mais fácil. Neste jogo, e se quisermos ser sérios e não andar para aí a evocar a seriedade e a verdade apenas quando nos dá jeito, não podemos dizer, com todo o rigor, que a vitória alcançada foi imaculada. Esta vitória benfiquista nunca foi posta em causa mas, a Académica foi claramente e escandalosamente prejudicada neste jogo. Para as hostes benfiquistas, esta vitória impunha-se como um factor determinante. Em causa estava o primeiro lugar da tabela classificativa, que importava não deixar fugir. Quanto ao jogo propriamente dito, os únicos factores que contribuíram para colocar pressão na equipa da Académica, acabaram por ser o poder de concretização do(s) jogador(s) do Benfica, o facto de conseguir marcar um golo muito cedo e a apatia completa da equipa de arbitragem, relativamente aos lances faltosos que não foram assinalados.
Fazendo um pequeno exercício, tendo em conta o desenrolar do jogo e as suas principais incidências, verificamos o seguinte:

1 – Golo do Benfica aos 5’ ; 2 – Derrube de David Luís a Sougou dentro da área, estavam decorridos 11’ de jogo. Grande penalidade por assinalar e cartão amarelo ao jogador do Benfica ; 3 – Golo do Benfica aos 31’ ; 4 – Golo do Benfica aos 55’ ; 5 – Falta de David Luís dentro da área, por puxar a camisola do jogador da Académica Éder, aos 60’. Grande penalidade por assinalar e segundo cartão amarelo ao jogador benfiquista e consequente expulsão ; 6 – Golo do Benfica aos 68’.

Como é possível verificar, se tudo tivesse decorrido normalmente e como a lei determina, certamente que o desfecho deste jogo seria, com toda a certeza, muito diferente. A Académica até poderia sofrer mais golos do que sofreu mas, muito provavelmente, teria marcado dois golos em momentos determinantes do jogo (veja-se a sequência temporal dos lances ocorridos). Neste capítulo, todos sabem que não pode haver melhor estímulo para quem está dentro do campo.
Em jeito de remate final e acerca do que se passou, muitos dirão que estes lances e toda a polémica gerada, fazem parte do futebol. No entanto, a esses, será bom trazer-lhes à lembrança o tão famigerado “sistema”, que para a grande maioria dos amantes de futebol, nunca morrerá enquanto prevalecer a hegemonia tricolor.

[Dr. Kanelada]
08.12.09

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Eu no dia do jogo fiz um comentário asssim que cheguei a casa, mas que por motivos alheios à minha vontade, não consegui enviar.
    Nessa resenha, falava nos penalties que ficaram por marcar, e onde dizia que o "sistema" vermelho estava a funcionar em pleno.
    O resultado é exagerado e houve a sorte de terem marcado um golo logo aos 5m, mas durante meia hora dominámos, fizemos com que os lampiões andassem à procura de espaços, nós a trocarmos bem a bola e eu, encantado a ouvir assobiadelas, porque não acertavam um passe.
    Veio o 2ª. golo bonito na única jogada de bom recorte e com classe do "coelho".
    O 1º. foi conseguido numa perda de bola a meio campo quando saíamos para o ataque o que apanhou a defesa em contra-pé.
    O 3-0 surge num fora de jogo porque quando há o remate estão dois adversários nessa posição e quando o Rui Nereu defende estão plantados.
    Agora se as arbitragens continuam a ser como são, não há forma de qualquer clube com menos capacidade financeira, ganhar qualquer título contra "andrades", lampiões e "leões".
    A pressão do público é enorme e qualquer jogada dentro da nossa área era logo tudo a gritar por grande penalidade.
    E como estas "apitadores" têm medo, nada assinalam contra estes "sistemas".
    Se estas faltas fossem assinaladas, o desenrolar do jogo seria outro e o cariz seria diferente.
    Mas nada a assinalar de grave relativamente ao jogo que fizemos. A equipa continua a dar boa conta de si e julgo que estamos no bom caminho.
    No rádio ouvi, na Antena 3, pelo José Nunes comentar que a Académica tinha feito um bom jogo e que até ao momento foi a única equipa que tinha estado naquele estádio a jogar o jogo pelo jogo e de frente contra os "águias".
    Não saí de lá de forma nenhuma abatido e de alguma forma, confiante.
    Faltam três jogos para o final da primeira volta e julgo que a equipa vai conseguir fazer entre os 7-9 pontos.
    Com o AVB conseguimos perder dois jogos (azuis e vermelhos) em casa do adversário.
    É animador este desempenho.
    Domingo, contra os "matosinhos", os primeiros três pontos desta série.
    Vamos dar a nossa ajuda!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar