domingo, 23 de maio de 2010

MOURINHO - O MAIOR


Isto poderá parecer um endeusamento, mas não!
Os homens não são deuses!
É pura e simplesmente uma homenagem a um Homem que revela o nome de Portugal por esse Mundo fora.
Sorte? Não! Passa única e simplesmente por uma competência, um profissionalismo e querer ganhar com muito trabalho.
Trabalho esse no aspecto tático, mental e preparar jogadores para aquilo que devem saber fazer dentro de um campo, onde se disputa a mais importante final Europeia. E quando se vê este jogo, em que parece que uma equipa domina outra, repara-se que é essa que marca pois aproveita, de uma forma pragmática, as lacunas que os outros têm. E não houve erros adversários! E não só: dão o domínio do jogo ao adversário, não desleixando o ataque venenoso, onde criam as oportunidades para ganharem a final.
E as grandes oportunidades pertenceram à sua equipa.
Não quero deixar de referir que José Mourinho mostrou que sabe jogar com qualquer tipo de jogo, aproveitar os jogadores que tem e explicar, tácticamente, como se podem ganhar os jogos. Não tem uma equipa qualquer como se pode depreender e são jogadores de enorme qualidade: Júlio César (talvez o melhor guarda-redes do Mundo, de momento!), em que fez duas defesas monumentais. Uma defesa quase intransponível onde desponta um "jovem" de trinta e tantos anos de nome Zanetti e um grande capitão. Um meio-campo que parecem formigas de tanto trabalho que produzem. Lá na frente veja-se como se pôe um jogador de tanta classe a trabalhar de uma forma completamente diferente daquilo que sabe fazer tão bem: marcar golos e refiro-me a Eto'o. De marcador implacável é nesta equipa uma peça fundamental da maneira totalmenete diferente como se planta dentro do campo, deixando ao seu colega do lado as despesas de marcar golos e desbaratar as defesas contrárias. Só um jogador com muita classe, consegue, numa final, marcar um golão como o segundo. Ainda agora o defesa alemão se deve estar a queixar dos rins tal a forma como Milito o partiu fazendo o segundo golo digno de uma grande final.
E onde andava este jogador? Mais uma vez Mourinho "descobriu-o" e fê-lo um ponta-de-lança de grande classe.
Mas o que mais me impressionou, no fim, foi o abraço sentido que Balottelli, deu ao seu treinador, 0 "enfante terrible" desta equipa, mas que Mourinho soube dar a volta a este feitio nada fácil.
E todas estas coisas não estão ao alcance de qualquer um.
Mourinho ficará nos anais do futebol Mundial como um dos maiores treinadores de sempre.
Isto é inquestionável.
Vai entrar no maior clube do Mundo e para o ano, provávelmente, estará em mais uma final da LC.
Com aqueles jogadores de tanta categoria, vai formar uma equipa de alto gabarito que não conseguiu nada este ano.
Um desafio mais para o "Special One" que terminará em glória.
É a previsão que faço!


2 comentários:

  1. Caros Krommus:
    Para este treinador ter um curriculum invejável, só lhe faltará um dia ser treinador da Académica.
    Não precisará de dinheiro, mas bastar-lhe-á dar-nos um titulo que nós lhe daremos um Doutor Honoris Causa Krommático, para ele juntar aos seus títulos.
    Será pedir muito? Se calhar é um desejo intímo dele em pegar numa equipa de outro plano e fazê-la campeã!
    O repto fica aqui feito!
    E que bem lhe ficaria um fato preto com o emblema da Académica ao peito, com ele no banco a orientar a Briosa!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar
  2. Dizem que o sonho comanda a vida, por isso, enquanto sonhamos, alimentamos a alma com aquilo que ela mais gosta.
    Quanto ao "Special One", ele que é amado por uns e odiado por outros, já está nos anais da história recente do futebol mundial e, como as finais são para se ganhar, ele e os seus pupilos, ganharam-na.
    Como português, só tenho que ficar orgulhoso. Afinal, um país da dimensão de Portugal, consegue "dar" ao mundo os melhores entre os melhores, ou seja, temos o melhor jogador e o melhor treinador do mundo. O nome de Portugal e a Língua Portuguesa foram, mais uma vez, dados a conhecer ao mundo, pelas melhores razões. Parabéns!
    PS.: Se alguém souber o e-mail do J. Mourinho, faça o favor de nos enviar, a fim de lhe podermos mandar uma ficha de inscrição dos Krommus. Obrigado.

    ResponderEliminar