quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

REFEIÇÃO PESADA












COZIDO À MODA DO PORTO

Ingredientes

1 Jogo em que entre o FCP
1 Árbitro incompetente (ingrediente imprescindível)
1 Pitada de influências externas
1 Colher de pressão ao árbitro (ou melhor, pessoas que metem a colher)
1 Golo mal anulado
Decisões polémicas q.b.

Preparação

Despedaçar o FCP. Temperar com más decisões aqui e ali. Deixar marinar.
Levar o berbicacho ao lume (de preferência labaredas de Dragão). Adicionar um golo anulado no final da cozedura. Alguns pedaços podem ser passados numa frigideira, levando o FCP a ficar bem frito, até ficar “azul queimado”. Junte um par de Tomates maduros. Fica muito bem como acompanhamento.
Antes de servir, expulsar o “Fucile” por estar sempre a pedir cartões amarelos. Para enfeitar a travessa e a mesa, coloque um bom (?) árbitro numa jarra e deixe de molho durante cerca de duas semanas.
Para sobremesa, sugerimos Baba de um ou mais assistente adicionado com umas Palmadinhas nas Costas e tudo isto polvilhado com Palavras de Circunstância e confeccionado com muita paixão. Como cereja no topo do bolo, castigar o Jesualdo por não conseguir enganar a comunicação social, na questão dos cartões. Em alternativa a esta Baba, há sempre Fruta de qualidade e já previamente descascada.
Para acompanhar este requintado repasto, recomenda-se um bom vinho das encostas do Douro, vindo de uma qualquer Quinta Particular e, de preferência, à borla.
Para finalizar e, ajudar a uma boa digestão de tudo isto, recomenda-se um bom vinho do Porto, talvez um Vintage, daqueles que a Comissão Disciplinar da Liga reclama antes de tomar decisões ou, em alternativa, beber um shot dos que o Bruno Alves gosta de distribuir a meio da sua impulsão natural.


Bom Apetite!
ANA
05.02.09

5 comentários:

  1. Caro Krommático Tião:
    Os seus dotes culinários se precisassem de ser comprovados, teriam aqui mais uma amostra da sua qualidade!
    De qualquer "coisa" faz uma refeição!
    Agora com uma "refeição" destas o que se tem de tomar como ajuda para a digestão?
    Julgo que grande parte dos genéricos do foro gástrico não darão para nada!
    Agradeço a receita, mas para mim, que sou um zero em culinária, não seria por aqui que me iria iniciar em tais artes!
    Por outro lado, os "ingredientes", em separado, não são nada do meu gosto e todos "cozinhados" dar-me-iam uma grande indigestão!
    No entanto, há estômagos para tudo......
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar
  2. Trata-se de um prato, cada vez mais dificil de conseguir degustar nas zonas do Porto. Falta sempre um ingrediente que é açambarcado para os lados da Luz... Um árbitro incompetente!
    Desta forma parece-me pouco provável conseguir realizar em pleno esta receita acima do Mondego.

    ResponderEliminar
  3. Isto é muito elaborado, carago!
    Deixem-se de "nobel cuzine" e encham-me o prato de francesinhas "molhadas" e fruta "fresca" à sobremesa (ou sobre a mesa).
    Bê-se logo que os gostos culinários dos mouros andam a ser estragados pelos NN da Coba da Moura... Carago!!! É preciso preservar a identidade cultural dos berdadeiros Portucalenses.

    ResponderEliminar
  4. Isto é que é um cozido carago....
    Não sabia ,caro tião, que era possuidor de tão grandes talentos culinários.Parece que de um simples tomatinho é capaz de fazer uma panela de caldeirada.
    Dou-lhe os meus parabéns mas o que eu preferia mesmo era um cozidinho , mas sem ser à moda do Porto, mais à nossa moda, porque segundo consta nos corredores, sempre que os krommus comem um cozidinho à portuguesa é vitória na certa.
    Briosa sempre, com cozido ou sem cozido

    ResponderEliminar
  5. Não sou portista mas cuidado com as azias a chouriço lisandro, farinheira hulk e couves à Rodriguez no domingo à noite

    ResponderEliminar