segunda-feira, 10 de agosto de 2009

APENAS OPINIÃO!

A maratona futebolística está prestes a começar.
Na verdade, no próximo dia 14.08.09, pelas 20,15h, terá início a principal competição profissional de futebol. Como é normal nestas ocasiões, todos os responsáveis pela sua organização estão à espera que tudo decorra com a maior elevação e sentido de responsabilidade. Da parte dos intervenientes e organizadores, como já se disse, espera-se muito fair-play, ausência de “casos”, moderação nos comentários e a promessa de que em termos de arbitragem, este seja o ano da mudança. Estes são, de uma forma geral, os desejos de quem lidera e intervém mas, a dura realidade, tem-nos mostrado ao longo dos anos, que muitos desses desejos, são claramente postos de lado ou mesmo esquecidos. A juntar a tudo isto, ainda temos o “poder” de alguma comunicação social, ávida de “casos” e polémica que lhe possam dar grandes manchetes ou grandes audiências. Embora alguns pensadores afirmem que a história nunca se repete, estamos em crer que no que ao futebol em Portugal diz respeito, ela tem-se repetido vezes sem conta, mudando apenas aqui e ali os protagonistas. Enfim!
É com todos estes “argumentos”, muitos deles laterais ao futebol, que a Académica tem que competir e disputar todos os jogos. Com este cenário em pano de fundo, podemos antever uma “vida” nada fácil, com vista a alcançar os objectivos traçados pela Briosa para esta nova época. Mesmo tomando em linha de conta que muitas das vezes não tem tanta importância como começa mas sim como tudo acaba, quer-nos parecer que esta época será muito importante começar bem.
Para esta competição, a Briosa optou (bem) por se conter na aquisição de reforços do plantel, visto que a componente financeira tem que ser devidamente gerida e acautelada. Com este propósito - que esperamos não traga prejuízos desportivos - manteve toda a “espinha dorsal” da equipa (excepto N. Piloto). Pretendeu-se, assim, garantir a homogeneidade e o conhecimento mútuo que os atletas adquiriram a época passada e, além disso, garantir também uma integração mais fácil para os novos colegas que chegaram agora à Briosa. Estando todos estes itens bem delineados e devidamente esclarecidos, impõe-se olhar para o trabalho que o plantel tem vindo a desenvolver nesta recta final da preparação.
Relativamente a este aspecto, é bom que se diga que, após visionar alguns jogos amigáveis e ainda o jogo de apresentação da equipa, não vi, de forma clara e evidente, o entrosamento que a equipa (na minha óptica) deveria apresentar nesta fase. Salvo erro, nunca vi o mesmo “onze” actuar duas vezes seguidas. Apenas no sector defensivo se verificou a “insistência” dos mesmos protagonistas por mais do que uma vez. Todos sabemos que a mudança de treinador implica novos métodos de trabalho que demoram o seu tempo a serem assimilados pelos atletas e que o próprio treinador queira “esconder” pormenores que só a ele e à equipa dizem respeito. No entanto, se essa aprendizagem é válida para a primeira fase da preparação da equipa, o mesmo não se pode dizer para o momento em que estamos, ou seja, em vésperas de iniciar a competição. Mais, se a maioria dos jogadores são os mesmos da época anterior, como atrás se disse, menos razões haveria para que esta situação se verificasse. È claro que o desejo de todos aqueles que efectivamente gostam da Académica, é que o chamado “fio de jogo” e o ritmo competitivo, apareçam rapidamente face á exigência deste tipo de competição. Sem esquecer o que foi conseguido na época anterior, vamos, por isso, esperar e torcer para que tudo corra pelo melhor, sendo que o melhor é ganhar sempre e em qualquer campo onde a Académica jogar.
Força Briosa!

10.08.09
[Dr. Kanelada]

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Como diz o Krommu Tião só espero que não se joguem muitos jogos "laterais" e não sejamos nós apanhados nessas manobras.
    Não vai ser fácil mas contamos com a Briosa para fazer um brilharete. Os jogos de preparação servem para isso mesmo e o campeonato será diferente.
    Claro que estaremos SEMPRE com a equipa e os jogadores poderão contar com os adeptos.
    Força Briosa!
    Um abraço krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar