segunda-feira, 9 de março de 2009

JORNALISTA OU... JORNALEIRO?

Os jogadores do Leixões Beto, Hugo Morais e Laranjeiro consideraram atentatórios "da dignidade pessoal e profissional" os comentários de Rui Santos, no programa Tempo Extra da SIC, exibido no domingo, sobre uma alegada viciação de resultados desportivos.

Os três jogadores do Leixões vão ter o patrocínio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), que hoje, em comunicado assinado pelo presidente, Joaquim Evangelista, repudia «opiniões difamatórias» da honra e dignidade de Beto, Hugo Morais e Laranjeiro.

«Lamentavelmente, Rui Santos levantou uma suspeita grave sobre os referidos jogadores, enquanto intervenientes em lances menos felizes para a sua equipa no jogo com o FC Porto», sábado, da 21ª jornada da Liga portuguesa de futebol, que terminou com um resultado favorável aos tricampeões nacionais (4-1).

Joaquim Evangelista sublinha que «uma coisa é a análise crítica em abstracto de um determinado assunto, coisa diferente será a associação de um comportamento incorrecto a uma determinada pessoa».

O dirigente acentua ainda que, «sendo óbvia a legitimidade de o comentador abordar as questões que julgue pertinentes, não menos inquestionável é o dever que lhe incumbe de respeitar a honra dos destinatários das suas observações».

3 comentários:

  1. Ouvi o programa e, de facto, também fiquei impressionado com estes comentários.
    Por mais estranho que possa parecer a mão do defesa do Leixões que originou o “penalty” e a pouca destreza do guarda redes, comparativamente com o desempenho global desta equipa noutros jogos, achei, pouco ético, as insinuações do Sr. Rui Santos.
    Cabe também aos comentadores contribuírem para a credibilização do desporto, neste caso do futebol.

    ResponderEliminar
  2. Caros Krommáticos:
    Relativamente a este personagem, acho que se perde tempo de mais a ouvi-lo.
    Se tiver razão, terá que prová-lo, se a não tiver os jogadores em causa que não tenham medo e o processem.
    Ele viveu sempre na sombra do tio (Vitor Santos) que lhe deixou umas acções de "A Bola" e um lugar que ele apanhou, mas ao que parece, quezilento com toda a gente até sair.
    Agora, com o tempo de antena que lhe dão, acha-se no direito de dizer tudo o que lhe vem à cabeça.
    Mas como ouvimos e lemos o que o juíz Mortágua disse, já nada espanta.
    Assim vai este paísinho de tamanha pequenez como o povo que o habita!
    Tudo se põe em bicos de pés para ser visto e ouvido.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro
    PS: recuso-me a ver os programas desportivos de discussão, pois não falam da nossa BRIOSA!

    ResponderEliminar
  3. Realmente todos (e agora cada vez mais pode-se dizer: todos) os agentes do futebol não valem "um chavo"!
    Só mesmo com alguma paixão dá para continuar a gostar do jogo...

    P.S. Quem me meteu o "bichinho" pelo futebol e pelo meu "mui nobre e invicto clube", foi um tio avô meu, que costumava dizer regularmente que no futebol não se devia dar ouvidos e créditos a 3 tipos de "gajos" do futebol: dirigentes, jogadores e árbitros. Agora que ele já não se encontra por aqui, menos sofre ao ver que afinal a lista dos dias de hoje se alargou e de que maneira!!!

    ResponderEliminar