segunda-feira, 5 de abril de 2010

A CHAMA IMENSA DOS MILHÕES

Equipa Maravilha
Ganha 11 milhões

Só o goleador paraguaio Óscar Cardozo recebeu 1,2 milhões. O médio argentino Pablo Aimar foi o jogador mais bem pago com 2,1 milhões de euros.

A equipa que está na liderança da Liga profissional de futebol custou, em 2009, 11 milhões de euros. O onze titular do Benfica tem no argentino Pablo Aimar o seu elemento mais bem pago: 2,1 milhões de euros por ano, o que dividido por 10 meses (uma vez que a maioria dos clubes da Liga não gera receitas durante os meses de Junho e Julho) dá um ordenado de 210 mil euros por mês.
O defesa brasileiro Luisão, com uma remuneração anual de 1,5 milhões (mais meio milhão de euros do que auferia em 2007), está na segunda posição na lista dos mais bem pagos do plantel principal dos encarnados (com um salário mensal de 150 mil euros). Seguem-se o avançado paraguaio Óscar Cardozo, com 1,2 milhões por ano, e o argentino Ángel Di María, também com 1,2 milhões de euros.
Javier Saviola ganhou metade de Luisão, com uma remuneração em 2009 de 767 mil euros.
Um dos ordenados mais baixos do plantel era o de Fábio Coentrão. O médio de 21 anos deve ter melhorado substancialmente o seu salário de 151 mil euros por ano quando renovou o contrato com o Benfica até 2015. Uma das últimas aquisições de Jesus, o defesa César Peixoto, trocou o Braga pelo Benfica e ganhou 168 mil euros o ano passado. Já Jorge Ribeiro, um elemento pouco utilizado na defesa por Jorge Jesus nesta época, recebeu 612 mil euros.
Segundo dados divulgados pela SAD, a equipa sénior do Benfica para a época 2009/2010 comporta 28 jogadores: três guarda-redes, nove defesas, nove médios e sete avançados. O peso global com os salários dos jogadores deve superar, anualmente, os 22 milhões de euros.

CAPITÃO ESTÁ MAIS POUPADO

O capitão do Benfica, Nuno Gomes, reduziu substancialmente o seu salário para permanecer no plantel principal do Benfica. Em 2007, o avançado era um dos mais bem pagos da equipa, a par do italiano Miccoli: 2,3 milhões por ano. Dois anos depois, Nuno Gomes reduziu substancialmente a sua remuneração para 1 milhão de euros, menos 200 mil do que Óscar Cardozo.

O PESO DOS EMPRESTADOS

O Benfica tem 30 jogadores emprestados a vários clubes (entre os quais estão Zoro, que joga no Setúbal, Urretaviscaya, que foi cedido ao Peñarol, e Shaffer, que joga no Atlético Bansfield). Muitos destes atletas continuam a pesar nas contas da SAD. É o caso do avançado Makukula, emprestado ao clube turco Kayserispor, que ainda recebeu do Benfica, em 2009, 650 mil euros. Em relação ao médio Yebda, emprestado ao Porthsmouth de Inglaterra, ainda ganhou da SAD benfiquista, em 2009, cerca de 1, 5 milhões de euros.

SHÉU E JESUS

O técnico Jorge Jesus recebeu 450 mil euros de salários em 2009. Se o Benfica se sagrar campeão nacional, Jesus poderá contar com um prémio adicional ao seu ordenado de mais 450 mil euros.
O secretário técnico dos encarnados, Shéu Han, recebeu 152 mil euros da SAD encarnada.
No final de 2009, o quadro de pessoal da Benfica SAD tinha 93 trabalhadores, dos quais 47 são atletas e dez são técnicos.

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Uns com tanto e outros com tão pouco!
    Na verdade, tem que se ter muito dinheiro, para manter uma equipa destas.
    De onde ele vem, não sei, mas perante um passivo como os lampiões têm, ele há-de vir de algum lado.
    Os rumores, esses são muitos, mas têm que ter uma performance bastante grande para o ano na LC a fim de terem algum retorno do investimento feito.
    Só o dinheiro que pagam aos jogadores emprestados, dava para uma época de um clube de menor dimensão.
    Claro que o futebol como indústria grande que é e como aglutinador de massas, anda um pouco à deriva, sem quase prestar contas.
    Os activos de forma nenhuma cobrem o passivo, e os valores dados aos jogadores são especulativos, porque se ninguém os comprar nada é facturado.
    Já o ano passado aqui disse que os chamados três grandes tem nas suas fileiras poucos portugueses e isso mais tarde ou mais cedo vai-se refletir no desempenha de uma selecção.
    A aposta nas camadas jovens é nula e, com a entrada de tantos estrangeiros, esses jovens não terão oportunidades de se mostrarem.
    O Mundial está à porta e o desempenho da selecção irá, porventura, definir o caminho do futebol português.
    Que ele não é risonho, está claro!
    A geração que vem a seguir não dá garantias de qualidade e a pagarem-se fortunas como estas aos de fora, o que teremos?
    Cocerteza que jogos de fraco nível, pouca qualidade e assistências reduzidas.
    Será este ano o da definição?
    O Mundial muita coisa vai dizer.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar