segunda-feira, 4 de maio de 2009

MILHÕES vs TOSTÕES


Futebol Europeu vs Futebol Português


Ao ler isto na Revista Forbes achei interessante fazer uma analogia entre estas duas dimensões e como não podem ser comparadas.

Assim o Manchester United tem um valor de 1.421 milhões de euros, como o clube de futebol mais valioso do Mundo.
O Real Madrid é o clube com maiores receitas, à frente de Manchester United e Barcelona.

Nos mais valiosos do Mundo estão 9 clubes Ingleses entre os quais o Newcastle que, por acaso, está em riscos de descer de Divisão.

Dois clubes espanhóis estão no Top 25: Real Madrid (2º.) e Barcelona (7º.).
O 25º. é o Glasgow Rangers, da Escócia, com receitas no valor de 97,2 milhões de euros anuais.
Arsenal, Bayern de Munique, Lliverpool, Manchester United e Real Madrid estão acima dos 1.000 milhões de euros.

Fazendo um comentário muito breve a isto, verificamos que nos 25 primeiros não aparece nenhuma equipa portuguesa. Os volumes de negócios que estas entidades facturam são impressionantes.
Apesar disso não quer dizer que, forçosamente, se possa ser campeão, ou livrar-se de descidas de divisão.

Tem também a ver, penso eu, com organização, como é o caso do Manchester United, que todos os anos está a discutir todos os campeonatos que disputa.

Estes números não podem ser comparáveis à realidade do nosso futebol, Basta ver as assistências aos jogos cá e nos outros lados e por aí se terá uma amostra para estes números que são, verdadeiramente, fantásticos.

Julgo que se algum clube português conseguisse números perto destes, não sei se haveria capacidade para gerir isto de forma rentável, como empresa.

Gostaria de saber o que facturaram os "andrades", para fazer uma comparação, julgando que os "lampiões", bem geridos, seriam capazes de entrar, no top 30.

Como achei engraçado os números, se julgar oportuno, publique no blog.

Um abraço
Vladimiro Viana

1 comentário:

  1. Caro Vladimiro
    Só de olhar para estes números, assusta qualquer um. Na minha opinião, nunca o futebol português atingirá um nível deste tipo. Nem mesmo o SLB ou o FCP. Não nos podemos esquecer que enquanto não alterarem a forma e o conteúdo de como deve ser gerido um clube de futebol, acompanhado das profundas alterações de mentalidades dos nossos dirigentes, nunca sairemos desta "cepa torta" em que parece gostarmos de viver.
    Abraço.

    ResponderEliminar