sexta-feira, 8 de maio de 2009

O ADEUS DEFINITIVO A DOMINGOS PACIÊNCIA


Domingos vai embora

Domingos Paciência não será o treinador da Académica em 2009/2010. O jovem treinador, que há praticamente dois anos lidera o comando técnico da Briosa, vai terminar a ligação ao segundo clube que treinou no escalão primodivisionário (o outro foi o União de Leiria). Para já, o técnico, de 40 anos, não quer falar sobre o assunto, mas O JOGO sabe que a decisão está tomada há algum tempo e que os homens que comandam o futebol estudantil já foram informados disso mesmo. E a decisão de Domingos Paciência nem está relacionada com qualquer convite de outro emblema. Antes prefere dar um novo rumo à sua carreira e aguardar por um projecto mais ambicioso, algo que de momento não encontrará em Coimbra.

Mas o treinador não sairá sozinho, já que o adjunto Miguel Cardoso e o treinador de guarda-redes, Silvino Morais, também partirão em busca de novos horizontes.
A verdade é que Domingos, que se despede em definitivo após a deslocação a Guimarães (curiosamente, o principal adversário na luta pelo 8.º lugar), daqui a duas semanas, goza de boa reputação junto dos adeptos, independentemente daquilo que suceder nas restantes três partidas da Liga Sagres. Contratado em Setembro de 2007 para o lugar de Manuel Machado, o antigo avançado garantiu a permanência nessa época a três jornadas do fim, num ano que ficou marcado pela vitória por 3-0 no Estádio da Luz.

Na presente temporada, as coisas ainda correram melhor, isto porque, desde o triunfo com o Belenenses (1-0), a 3 de Abril, os adeptos puderam ficar tranquilos quanto à luta pela permanência, vendo a equipa ganhar novamente na casa dos encarnados. Para além disso, a Académica já superou os pontos conquistados o ano passado (33 contra 32) e está a apenas um de garantir a melhor média pontual desde que regressou ao convívio dos grandes em 2002.

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Estou triste e com alguma preocupação com esta notícia.
    Triste porque vejo um Homem deixar a Briosa depois de ter feito um trabalho excelente neste ano e meio á frente da equipa.
    Preocupado, por antever que vai chegar novo treinador, novos métodos, mais jogadores novos e, sem pressagiar nada de mau, um época de aflição.
    Um ano mais por cá e teríamos uma época ainda melhor do que esta e a caminhar para outros vôos.
    É legítimo Domingos ter outros objectivos e temos de aceitar isso, mas também temos que concordar que a Briosa se calhar, neste momento, ainda não tem capacidade financeira para se alcandorar a outros patameres. Tem de sedimentar tudo muito bem, não se cometerem loucuras, para depois, sim partirmos para outras ambições.
    De qualquer das formas, não esqueceremos Domingos Paciência, como um dos bons treinadores que a Académica teve. Auguro-lhe um futuro bastante risonho e estará dentro de pouco tempo a treinar equipas de topo.
    Daqui o nosso muito obrigado!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar