quinta-feira, 26 de março de 2009

ABRIL EM COIMBRA


Crise Académica de 69
em destaque em
Abril


Um concerto de música Gospel, com o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha como cenário, e uma exposição evocativa dos 40 anos da Crise Académica de 69 vão estar em destaque na animação turística para Abril em Coimbra.

O programa «Abril em Coimbra», hoje divulgado pela empresa municipal Turismo de Coimbra, aposta em «aspectos identitários» da cidade, não só enquanto «um dos berços da liberdade», mas também pela sua «centralidade geográfica, na fundação da nacionalidade portuguesa», disse o presidente da instituição, Luís Alcoforado.

«A crise saiu à rua» é o título da exposição evocativa da Crise Estudantil de 69, que ficará dispersa por vários locais da Alta da cidade, numa organização conjunta da Turismo de Coimbra e da Associação Académica.

Serão retratadas figuras à escala real em locais que foram palco do movimento estudantil, nomeadamente Escadas Monumentais, Praça da República, Via Latina ou Avenida Sá da Bandeira.

A exposição trará para a rua fotografias encenadas, objectos 3D e centenas de figuras bidimensionais, incluindo estudantes, personagens do regime, da resistência, polícias, carros e cavalos-polícia, de acordo com o programa divulgado.

1 comentário:

  1. Caros Krommáticos:
    Por muito que custe a muitas pessoas esta comemoração tem muito significado para as gerações que a conseguiram viver.
    Foi o pré-lançamento para o 25 de Abril e daí podermos viver a liberdade que ansiávamos.
    Foram momentos inesquecívies duma luta de estudantes que puseram o nome da Universidade de Coimbra ainda mais no Mundo e a aluta entre o Golias (PIDE) e David (massa estudantil) que se repercutiu pelos outros meios Académicos.
    Que se mostre aos mais novos o que fizeram os de então para tentar mudar o estado das coisas.
    E que estas geraçõe, com liberdade, lutem pelos seus direitos, com civismo e educação.
    E que as comemorações sejam dignas e sérias.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar