quarta-feira, 25 de março de 2009

7 PECADOS DE QUIQUE FLORES

Este texto que retirei da net, é de um adepto do Benfica e mostra conhecimentos suficientes para opinar sobre este assunto.

B
asta consultar as etiquetas sobre o SL Benfica para se constatar que eu nunca fui um adepto de Quique Flores. Não duvido das suas capacidades e métodos de treino, mas fiquei sempre com a ideia que tinha sido um erro de casting e que em época de reformas não seria o treinador indicado para dar seguimento ao investimento do clube e de Rui Costa. A 8 jornadas do fim do campeonato o Benfica continua em pré-época, devido, no essencial, ao distanciamento entre a filosofia de Quique e do Benfica, de Quique e dos jogadores que compõem o plantel. Aponto mesmo os 7 pontos que considero negativos nesta aliança:

1. Erro de Casting

Quique Flores não foi primeira escolha, foi escolha de recurso. Na urgência e necessidade de contratar um técnico, o Benfica esqueceu-se de fazer uma avaliação adequada entre o plantel disponível, as necessidades e prioridades do Clube e a filosofia do treinador. Ao invés de encontrar um treinador que se enquadrasse no espírito do Clube e nas características dos jogadores disponíveis, foi o Clube e a equipa a terem de fazer o percurso inverso.

2. Sistemas e Filosofias

O Benfica tinha um plantel com muitos jogadores de características ofensivas, entre eles Cardozo (que custou um dinheirão), o clube a nível nacional tem de jogar cerca de 80% das vezes em ataque continuado e foi contratar um técnico de características defensivas que não gosta de avançados fixos e totalmente incapaz de flexibilizar o seu modelo de jogo.

3. Plantel

Curiosamente, para um treinador defensivo, adepto do futebol directo e da mobilidade dos avançados, o Benfica ficou com 9 avançados e um plantel completamente desequilibrado para as opções do técnico. Para complicar, fustigado por lesões musculares.

4. Jogos de rotatividade
O Benfica nunca conseguiu criar rotinas de jogo, consistência, automatismos, cumplicidades, conhecimentos, devido à constante e sistemática rotatividade de jogadores. Os jogadores não sabem quando jogam e/ou porque jogam e deixam de jogar e não percebem os critérios da rotatividade. Para agravar não conseguiu disfarçar preferências por alguns jogadores.

5. Vaidade

Quique Flores cedo demonstrou que era o Benfica que precisava dele e não o contrário. Encarnou a figura superior de ser a única via de encurtar distâncias em relação ao FC Porto que estava noutro planeta. Nunca procurou adaptar-se ao futebol português ou procurar as melhores soluções para a equipa.

6. Discurso

Sempre teve um discurso pessimista e nunca transmitiu confiança, arranjando sempre culpados para o seu insucesso. Não se coibiu em ridicularizar os seus jogadores e sair ileso de cada derrota.

7. Os Jogadores

Quique Flores conseguiu que a sua incompetência se transferisse para os jogadores. Jogadores com grande potencialidade totalmente desvirtuados por um modelo de jogo adverso e não compatível com as suas características. Cada jogo é um sofrimento de anulações. Olhando para o plantel do Benfica facilmente se conclui que são jogadores para jogar no Benfica, não são é jogadores para jogar no modelo de Quique.

Arrisco dizer que com este plantel qualquer treinador se arriscaria a ser campeão… até Quique Flores e apesar dele.

Publicada por o S Unas

1 comentário:

  1. Caros Krommáticos:
    Eu acho que estamos a gastar muitas letras com os "outros", na minha modesta opinião!
    Sei que eles têm pano para mangas para nós nos divertirmos, tantas são as histórias diárias destes clubes, mas não poderíamos falar mais da nossa Briosa e quando houver umas farpas para mandar aos outros então sim, aproveitar este espaço?
    Isto, notem bem, não é uma critica, mas sim uma sugestão.
    Aguardo outraa opiniões.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar