quinta-feira, 26 de março de 2009

APAGÃO!


UNIVERSIDADE DE COIMBRA

TAMBÉM VAI ADERIR À


"HORA DO PLANETA"
São 60 minutos em que se pede para o planeta ficar às escuras. A “Hora do Planeta” é uma iniciativa que pretende chamar a atenção para os desperdícios energéticos e para a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Cerca de mil milhões de pessoas associam-se à campanha. Lisboa é uma das 700 cidades que vão participar.

Por Coimbra, a Universidade dá o exemplo, ao apagar a Cabra das 20h30 às 21h30, do próximo sábado, dia 28 de Março de 2009.
Basta marcar a hora e no momento certo apagar a luz. É este o pedido do Fundo Mundial para a Natureza, promotor da iniciativa mundial. Fazer com que o globo fique às escuras durante 60 minutos é o objectivo e o modo encontrado para sensibilizar as pessoas para as mudanças climáticas e a poluição atmosférica.
Serão 80 os países que se vão juntar ao apagão intencional. Mais de 700 cidades vão colocar às escuras alguns dos edifícios mais emblemáticos. Lisboa é um dos pontos que se vai apagar no planeta. A Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos são alguns dos monumentos que sábado vão estar sem luz, a partir das 20h30.
O apelo é lançado a todas as regiões do mundo e espera-se que adiram à campanha mil milhões de pessoas. Em Portugal já várias empresas fizeram saber que também não vão estar iluminadas na “Hora do Planeta”.
Por Coimbra, entre os vários edifícios que ficam sem luz, destaca-se a Cabra. A Torre da Universidade poderá contar apenas com a luz da lua. Quando baterem as 20h30, as luzes desligam-se, por um planeta mais limpo e por medidas urgentes para travar e atenuar os efeitos das mudanças climáticas.
As preocupações com o planeta não são novidade na Universidade de Coimbra. Está em curso a substituição total da iluminação incandescente tradicional por uma iluminação fluorescente compacta. Com a medida, a instituição conta reduzir a emissão de mais de 113 toneladas de dióxido de carbono, por ano.

1 comentário: