domingo, 5 de abril de 2009

FALAR ACADÉMICA

Ao ler o texto abaixo publicado, da autoria de Luis Freitas Lobo, inserido numa crónica do jornal Expresso, de Nov. 2008 e enviado pelo amigo Luis Miguel Dias, pensei que se encaixava perfeitamente na discussão que tivemos no café, sobre várias vertentes da Académica.
De facto, somos um "fado" um pouco estranho e cada vez mais complicado de ouvir.
No entanto e, passe o rol de treinadores que nunca conseguiram fazer uma história diferente daquela que ainda hoje se faz, ou seja, jogar para a manutenção, ainda há muito treinador de futebol (alguns de reputado valor) a desejar ser treinador deste emblema.
Aqui fica o excerto da referida crónica, que por certo irá merecer alguns comentários krommáticos.

"Fado de Coimbra

Alguém dizer que é da Académica é quase um acto de cultura. Uma imagem que choca com a vida de um clube cheio de tradições mas que há muitos anos já não consegue construir uma grande equipa capaz de lutar pelos lugares de topo. É estranho, porque, pela cidade e sua mística futebolística, parece ser um local ideal para fazer uma boa equipa. Daquelas que mesmo jogando mais vezes bem do que ganham, faça as pessoas ter vontade de dizer que são da Académica para lá das serenatas.
Basta olhar a legião de treinadores que passaram pelo seu 'banco' nos últimos anos (Alves, Nelo Vingada, Vítor Oliveira, Manuel Machado, Artur Jorge, etc.) e ver como nenhum saiu do Choupal prestigiado ou na fase ascensional da carreira. O jogo da actual equipa de Domingos confirma essa tese. O 'banco' negro como fogueira. Resta tentar jogar bem. Neste momento, para um treinador da Académica, penso que não existiria maior vitória do que essa. Mais do que conquistar o 'pontinho' para fugir à descida, fazer-nos recordar os velhos tempos."

1 comentário:

  1. Caros krommáticos:
    Aceito e concordo perfeitamente com o que o Luís Fresitas Lobo diz.
    No entanto, não se questiona porque é que isto sucede.
    Há várias causas e a análise é, talvez, mais profunda.
    No entanto, quero frisar que a culpa não é só do clube, mas também de algumas pessoas que por aqui passaram.
    E quando digo isto, quero deixar e prestar a minha homenagem ao nosso treinador, Domingos.
    Tem sido um homem sério, trabalha com o que tem, pôe a equipa a jogar e consegue os seus objectivos.
    E este ano mais cedo do que no ano anterior.
    Com outras opções não tenho dúvidas que estaríamos numa outra posição.
    Estamos em altura de começarmos a preparar a próxima época e seria óptimo conseguirmos a manutenção de Domingos, manter esta equipa e contratar de acordo com as opções do técnico sem entrarmos em loucuras para termos outras alegrias e outra performances.
    Se tudo isto se puder conjugar tenho a certeza de que faremos um campeonato muito melhor.
    Reparem que este ano somos reis e senhores em nossa casa o que não sucedia há muitos anos: 1 só jogo perdido e 25 pontos conquistados. Já fora se nota a diferença, porque como disse atrás há carências de plantel que não permitem outras alternativas.
    Estamos esperançados que o próximo vai ser melhor!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar