terça-feira, 7 de abril de 2009

DOMINGOS, "Dr. HONORIS...CASA"

Na cidade dos doutores ainda ninguém se lembrou disso, mas Domingos Paciência, por tudo aquilo que tem feito em Coimbra, provavelmente também já era merecedor de uma distinção do género daquela que foi atribuída recentemente a José Mourinho.
Talvez ainda seja cedo para Domingos ser agraciado com o título Honoris Causa mas a verdade é que a sua equipa caminha a passos largos para a manutenção graças a um brilhante percurso… académico, na liberal interpretação do termo. Perante o seu público, a Académica abriu a 23.ª jornada com mais um triunfo, nada mais nada menos que o sétimo no Municipal, nesta altura do campeonato "apenas" e "só" o estádio mais problemático do País, isto, claro, na perspectiva dos visitantes.
A vitória por 1-0 sobre o Belenenses elevou para 25 o total de pontos caseiros, o que significa que a Académica é na Liga Sagres o mais implacável dos anfitriões, tendo consentido em Coimbra somente uma derrota (ante o Benfica, o seu próximo adversário…) e quatro empates. Este excepcional comportamento intramuros adquire ainda outra dimensão se for levado em conta que o onze de Domingos, enquanto forasteiro, não conseguiu mais do que três "míseros" pontos (ou seja, desperdiçou qualquer coisa como 30…), o que obviamente permite concluir que o factor casa é responsável por quase 90 por cento dos pontos somados pelos "estudantes" (25 em 28).
A natureza deste formidável registo representa também um sério aviso para FC Porto e Sporting, que ainda têm na agenda deslocações a Coimbra e não podem facilitar no "consultório" de Domingos Paciência, apesar dos triunfos carimbados por dragões e leões em Guimarães e Matosinhos, respectivamente.

O triunfo dos minhotos em Setúbal também aumentou a "temperatura" para a já de si escaldante deslocação dos sadinos ao Restelo, onde mora um Belenenses que só somou três pontos (!) na segunda volta e que vai decidir a continuidade no primeiro escalão nos confrontos directos com o Vitória (já nesta 24.ª jornada), com o Trofense (27.ª) e com o Rio Ave (29.ª).
A "febre" da "sobrevivência" está aí e quem quiser saber alguma coisa sobre o assunto pode sempre tentar uma consulta junto de Domingos Paciência, o respeitável doutor honoris… casa. Ou preferem chamar-lhe "Dr. House" pelos 25 pontos feitos em Coimbra?...

João Rosado
DN

2 comentários:

  1. Caro Tião
    Doutor honoris...casa não me parece muito apropriado, ele talvez não gostasse muito, visto os "honoris" já estarem muito batidos entre colegas.
    Eu chamar-lhe-ia antes Dr. House, o médico que trata aqueles problemas que mais ninguém consegue. Aquelas maleitas que custam a serem detectadas e que só depois de muito esforço e de muita pesquisa é que se dá com o verdadeiro problema de fundo.
    Quiça até , às vezes, maleitas bastante infectocontagiosas que dão febres muito altas.
    Melhor do que isto, só a nossa grande vitória no sábado, depenamos a águia e pronto, estamos safos.
    Isto não é só a febre da sobrevivência, é também e principalmente, a febre da "Paciência"
    Krommus... não se esqueçam de enviar as amêndoas ao Padrinho.
    Briosa sempre

    ResponderEliminar
  2. Caros Krommáticos:
    Gostei desta crónica e só queira acrescentar que se contassem só os jogos em casa, neste momento estávamos à frente do Campeonato e lutávamos pelo título ou uma entrada na Champions League. Realmente Dimingos tem feito uma campanha deveras interessante e convincente das suas capacidades. Quanto ao título de Honoris causa, não o daríamos: tem capacidade para o ganhar!
    Constou-me hoje, que tem uma proposta para ficar:
    pense bem e se lhe derem um pouco mais vai ser um ano como os da década de sessenta.
    Tem qualidades para isso e será um treinador de realce dentro de muito pouco tempo.
    Cá estaremos para ver e se for possível, treinando a nossa Briosa.
    Um abraço krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar