segunda-feira, 16 de agosto de 2010

BENFICA 1 ACADÉMICA 2

Só agora posso, com a cabeça mais fria, fazer uma análise sucinta, do jogo a que assisti, no terreno do inimigo.
Fui quase um cima da hora, na esperança de que o enguiço se quebrasse, tal como veio a acontecer: tenho ido a muitos estádios ver a Briosa, e este era o único em que nunca tinha sentido o sabor da vitória (não a águia!).
Aconteceu ontem e a felicidade encheu-me a alma.
Já assisti a grandes jogos da Académica em Alvalade, nas Antas com vitórias nossas faltava-me esta e com um sabor enorme, por vários motivos que explicarei mais à frente.
Os "índios" vinham de dois desastres consecutivos em que perderam duas competições (Eusébio Cup, em casa, e a Supertaça). Vi os dois jogos e verifiquei que não estavam a jogar da mesma forma como o tinham feito o ano passado, daí a minha esperança num bom resultado, tal como veio a acontecer.
Mas o jogo não foi fácil, pois o campo começou a "inclinar-se" assim que fizemos o 1º. golo.
Pela amostra, as arbitragens vão como sempre: a prejudicar sempre as equipas que jogam com lagartos, andrades ou índios.
Entrámos no jogo com uma personalidade que há muito tempo não via e jogando de olhos nos olhos dos adversários. Muito bem estudada a outra equipa, estratégia bem delineada e as pedras a cumprirem o que o treinador tinha preparado. Tudo bem, tudo normal e o nosso primeiro golo a surgir dentro de alguma consequência, pois na primeira parte rematámos mais com sentido de golo (4 remates direccionados à baliza contra um do adversário): jogadas de perigo que podiam ter tido outro destino se tivesse havido mais discernimento.
Chegámos ao intervalo a ganhar por 1-0, com toda a justiça pois tínhamos sido a melhor equipa dentro de campo.
Deu-me algum gozo, pois os índio foram para as cabines debaixo de um coro de assobios (ou seriam para o homem que tem o cabelo amarelado por causa do sol?)
No entanto, ainda na primeira parte, Aimar merecia ter visto um cartão amarelo por se ter atirado para a piscina, mas que o árbitro só admoestou com palavras e que teve alguma influência no desenrolar do jogo.
Segunda parte começada e ainda não tinham passados 5 minutos e expulsão de Addy em duas jogadas, parecendo-me uma delas sendo uma bola dividida. Claro que temi o pior, pois iríamos jogar 45m só com 10, o que alteraria todo o esquema montado. As substituições foram feitas com grave prejuízo do aspecto ofensivo e aí tentaram as águias dar a volta ao resultado, sempre mas sempre mesmo, pelo lado esquerdo através de F. Coentrão, que é neste momento, naquela manta de retalhos, o único que merece trazer na manga o distintivo de campeão. Nasceu daí o golo do empate, mas com alguma sorte à mistura pois ganha um ressalto entre Pedrinho e D. Melo e o centro para o golo.
No resto, Peiser pouco trabalho teve durante o encontro, excepto uma defesa a pé a remate de Fábio; de resto uma noite não com muito trabalho. Mas a inclinação do campo, na 2ª. parte foi notória, se não vejamos: Aimar pela segunda vez atirou-se para a piscina e aí foi-lhe mostrado o amarelo e se tem visto, pelos mesmos motivos, um na primeira teria sido expulso. D. Luis dá uma cotovelada em Sougou, nas barbas do bandeirinha. Agressão e nem o amarelo lhe é mostrado. Na substituição de Diogo Valente, vai lá, dá um empurrão no nosso jogador e passa incólume sem ser expulso. Cardozo dá uma cotovelado em Peiser depois de uma defesa deste e com a bola nas mãos. Agressão, rua! Como a arbitragem estava a ser deste quilate, pensei que mais tarde ou mais cedo o caldo se entornaria e faria tudo para ajudar os índios. O sistema (VP) estava a funcionar e temi que sucedesse o pior. Até que o tempo foi passando, a equipa discernida sem pontapés para a frente e numa jogada rápida começada por Júnior Paraíba e dando a Laionel este fez o que alguns colegas ainda não tinham visto: o 8,5M€ andava a "pastar"(frase do meu saudoso Pai) e arranca aquele pontapé alcançando o 2º golo. GOLÃO! Foi o êxtase final já que vermelhos não tinham capacidade nem tempo para reagir aquilo! Fenomenal! Golo para se ver por esse mundo fora. Eu gritei golo, logo que o vi chutar pois Laionel olhou primeiro e aí vai bomba! Os índios que gravitavam à minha volta olharam e ainda mandaram umas papaias mas já a bola saltava dentro da baliza!
O "bruxo", depois do jogo disse que os 45m tinham sido um massacre! Mas os jogos não têm 90? Esqueceu-se de que durante a primeira parte andou um pouco a ver jogar? É que fomos para intervalo a ganhar!
Estas análises que são feitas é que demonstram a pouca seriedade que estes tipos têm e querem fazer esquecer os erros que cometem sem conseguir alterar o rumo aos acontecimentos. Não façam do futebol uma filosofia: são onze contra onze, delineie-se um táctica e estude-se o adversário para contrariar o esquema que apresente e adeqúe-se conforme o jogo. Isto sim é o futebol!

Mas vamos lá fazer a análise aos nossos jogadores:

Peiser - muito bem. Sereno, dando indicações aos colegas e sempre atento com defesas seguros. Temos guarda-redes. Só uma chamada de atenção: cuidado com os árbitros na reposição de bola em jogo. Não gastar tanto tempo. Daí o amarelo.
Pedrinho - Uma primeira parte impecável, mas uma segunda com muito trabalho perante F. Coentrão a que talvez pudesse ter sido dado um pouco mais de ajuda.
Berger - senhor em toda a sua zona, secando por completo Cardozo.
Orlando - muito bem também não dando espaços aos atacantes.
Addy - bom jogador. A atacar e a defender e a rematar. A grande defesa da noite foi a um remate seu. Agora há que ter mais calma pois estará sobre os holofotes dos apitadores. Jorge Costa terá que lhe refrear os ânimos, pois vai ser preponderante no esquema da equipa. Não ficámos a perder com a troca com E. Rafael, antes pelo contrário. Penso que é mal expulso, pois não merecia o 1º. amarelo.
Nuno Coelho - está de pedra e cal na equipa, peça fundamental e pareceu-me mais maduro. Boa exibição. Talvez ainda não tenha os 90m nas pernas.
Diogo Melo - outra boa aquisição: sem dar muito nas vistas trabalhou incansavelmente e um grande tampão naquele meio-campo.
Diogo Gomes - talvez o principal causador de termos ganho o meio-campo, já que secou Aimar e está mais jogador, mais confiante e a fazer passes com alguma mestria. Muito bem durante todo o jogo.
Sougou - Na primeira parte foi um quebra-cabeças para aquele lado dos vermelhos. Na 2ª, em virtude da expulsão de Addy teve mais preponderância defensiva, ajudando os companheiros. Pareceu-me já em boa forma.
Miguel Fidalgo - à ponta de lança. Sem se dar por ele, aparece no sítio certo para facturar. Poderia ter feito o segundo se Diogo Valente o tivesse descortinado sozinho dentro da área. Substituído após a expulsão do colega.
Diogo Valente - muito bem na primeira parte, entendendo-se com Addy e espera-se uma ala a fazer algum furor. Substituído pelas mesmas razões de M. Fidalgo.
Pedro Costa - entrou para o lugar de Addy e cumpriu bem a missão defensiva que lhe tinha sido pedida.
Laionel - entrou para não se perder algum pendor ofensivo e teve aquele rasgo do golo. Só por isso valeu a pena vê-lo. Golaço! Mas segura bem a bola e conseguiu pelo lado esquerdo aguentar R. Amorim não lhe dando hipóteses de este subir muito.
Júnior Paraíba - entrou quase ao fim, mas gostei pois nem parece brasileiro. O golo sai de uma sua saída rápida da nossa grande área dois dribles e passe para Laionel que fez o que se sabe.

No cômputo geral parece-me que temos uma equipa mais coesa e com mais soluções do que em anos anteriores.
Agora não se deve nem se pode embandeirar em arco. Jorge Costa terá que acalmar os ânimos e colocar os jogadores com os pés no chão. A Liga só ontem começou e faltam 29 jornadas para o fim. São 3 pontos que valem ouro, a juntar aos outros de que necessitamos para fazer um bom campeonato.


1 comentário:

  1. Embora já tenha feito um pequeno comentário à enorme vitória alcançada pela Briosa na Luz, nunca é demais salientar este belíssimo desempenho destes fantásticos jogadores. Não tive a oportunidade de ver este jogo ao vivo mas, no local onde assisti a este maravilhosa vitória, não faltou emoção e outras manifestações de alegria. A partir daqui, todos esperam uma Briosa fortíssima. Queremos continuar a ver uma equipa determinada, a praticar bom futebol e a querer vencer todos os desafios que tiver de enfrentar.

    ResponderEliminar