terça-feira, 9 de março de 2010

O PERCURSO


Até á 7ª Jornada da Liga Sagres 2009/2010, a Académica com RG, como timoneiro, conseguiu, em 21 pontos possíveis, arrecadar 3 pontos, estando nessa altura em último lugar. Desses 7 jogos, 4 deles foram disputados em casa, o que fazia prever, que com esta atitude, estaríamos condenados a descer de divisão. Claro que havia muito campeonato para jogar, mas o quadro era bastante negro, não só pelos resultados mas a forma como a equipa jogava, deixando muito a desejar e não pronunciando nada de bom.
Isto que se escreve é puramente estatístico e poderá não dizer coisa nenhuma, mas, em termos comparativos, as diferenças são notórias, senão vejamos.
Nas mesmas primeiras 7 jornadas da 2ª. volta, jogando fora 4 vezes e com 3 jogos em casa, conseguimos amealhar 8 pontos. Ora se tivéssemos conseguido, por exemplo, metade desses pontos possíveis de conquistar, estaríamos nesta altura num 8º. lugar, a 2 pontos do 6º.
Tudo isto pode ser visto (e terá toda a razão de o ser) como uma condicional, onde o futebol é pródigo.
No entanto não deixa de ser interessante que com a entrada de AVB as coisas alteraram-se, para muito melhor, quer em termos de resultados, quer em termos exibicionais. Hoje a equipa está personalizada, pratica um futebol agradável de se ver e sem grandes custos conseguiu-se manter o plantel, que talvez seja grande, mas o técnico preferiu ficar com os jogadores do que criar atritos no balneário, tendo ido buscar um só reforço. Muito bem gerido.
Por outro lado, recuperaram-se jogadores que estiveram para sair (Berger, Vouho) e apareceu João Ribeiro, que ainda não se tinha estreado com RG e hoje é titularíssimo, tal como os outros dois atrás mencionados. Depois de uma lesão do Éder apareceu o Vouho e que bem tem dado conta do recado. Muito bom aproveitamento do plantel.
Outra coisa que se nota é o espírito de equipa que foi criado e transparece para fora do balneário: um grupo coeso e uma vontade enorme em defender este símbolo. Berger e Orlando renovaram, as palavras dos mais jovens frisam que estão bem nesta Instituição, 3-4 chamadas às selecções. E Diogo Gomes também está interessado em ficar. Isto é sinal de que se sentem bem e estarão a interiorizar o espírito que caracteriza a Briosa. Grande trabalho a nível psicológico.
Portanto há todo um conjunto de factores que tem que ser realçado: e conseguindo manter toda a estrutura técnica poderá pensar-se noutros voos, mas com os pés bem assentes no chão, não se cometendo loucuras, como exemplos que temos num passado recente.
Para a próxima época, repito, terá de se manter, forçosamente, todo este quadro (equipa técnica, jogadores, departamento do futebol, incluindo as camadas jovens) e colmatar as falhas, que existem no plantel, e faremos com toda a certeza uma época brilhante.
Faltam 8 jornadas para o fim mas a Briosa ainda dará mais alegrias aos seus indefectíveis adeptos, porque estes estão, como sempre, com a equipa.
Outra coisa que terá de ser trabalhada, e com grande afinco, é a captação de mais sócios, mais jovens, que serão esses os futuros associados e que aparecerão no ECC a puxar pela equipa.
Sem assistência condigna de uma Instituição deste calibre, não se poderá almejar a grandes coisas.
Mas isto é só uma vista de olhos por tudo aquilo que se passou até esta altura, porque penso que é de enaltecer toda esta reviravolta.
Falaremos no final do campeonato, como uma vista de olhos pelo que fizemos na época, inteira, 2009/2010.

1 comentário:

  1. De facto, a oito jornadas do final desta competição, podemos dizer que a manutenção está garantida. Segundo estudiosos da matéria e face ao estado de letargia do Belenenses e à falta de soluções quer do Leixões quer do V. Setúbal, Académica e Olhanense terão assegurada a permanência. Esta situação só foi possível graças à inclusão de um treinador/condutor de atletas/homens, com muita qualidade e profissionalismo. Embora este percurso possa ser melhorado, não restam dúvidas de que a aposta em AVB por parte desta direcção, veio a verificar-se acertada. Resta esperar que toda a estrutura se mantenha para a próxima época e que haja disponibilidade financeira para poder atingir outras metas.

    ResponderEliminar