quinta-feira, 11 de março de 2010

ERRO CRASSO

E como um pouco de cultura não faz mal a ninguém, aqui vai a explicação de uma FRASE que muitas vezes é usada, mas que não se sabe o porquê da sua utilização.
Tem milhares de anos e continua no nosso léxico.
Significado: Erro grosseiro.
Origem: Na Roma antiga havia o Triunvirato: o poder dos generais era dividido por três pessoas. No primeiro destes Triunviratos , tínhamos: Caio Júlio, Pompeu e Crasso. Este último foi incumbido de atacar um pequeno povo chamado Partos. Confiante na vitória, resolveu abandonar todas as formações e técnicas romanas e simplesmente atacar. Ainda por cima, escolheu um caminho estreito e de pouca visibilidade. Os partos, mesmo em menor número, conseguiram vencer os romanos, sendo o general que liderava as tropas um dos primeiros a cair.
Desde então, sempre que alguém tem tudo para acertar, mas comete um erro estúpido, dizemos tratar-se de um "erro crasso".

1 comentário:

  1. Aproveitando esta explicação, diria que se trata de um "erro crasso" não visitarem este blog. Além da abordagem do desporto em geral e da nossa Briosa em particular, aprender algo mais para além da fronteira futebolística, faz bem à alma e revigora o espírito e a mente. A prova está aqui neste breve e interessante texto. Obrigado ao krommático Vladimiro!

    ResponderEliminar