domingo, 21 de março de 2010

TELEFÉRICO PARA LIGAÇÃO AO CABEDELO

Surf & Cidade from Surf/Sociedade/Economia/Cidade on Vimeo.



Não sou nem nunca fui surfista (embora goste de ver)e não sou natural nem possuo residência na F. Foz. Sou de Coimbra e desloco-me com alguma assiduidade à Figueira, nomeadamente para passear com a família e, no verão, tirar prazer das praias do lado de lá. Não sendo um indivíduo de grandes exigências, lamento as atrocidades ambientais que tem retirado à Figueira (Buarcos incluído) todo o esplendor de outrora. Para mim, o betão (por si só) nunca será a solução e, tal como em Coimbra, o rio terá que servir para uma total unificação da cidade e não para "parti-la" em duas metades ("rica e pobre"). Vem isto a propósito de eu ter tido conhecimento deste vosso magnífico projecto através de um dos impulsionadores desta vontade. Assim e, depois de ter "aguentado" 37 minutos a assistir a esta magnífica apresentação do vereador da CMMV Miguel Figueira, fiquei com a sensação de que estava a assistir e a partilhar algo de transcendente, como se de um nascimento se tratasse. De facto, a sensação com que fiquei no final, é a de que muito provavelmente, tinha acabado de assistir ao projecto da criação de uma nova centralidade para a Fig. da Foz. Poderá ser um desafio maior do que enfrentar as "vossas" ondas mas, com a vossa disponibilidade, capacidade de trabalho, vontade e perseverança, certamente que conseguirão atingir os objectivos pretendidos.
Termino este comentário deixando uma citação de J. Renard "O projecto é o rascunho do futuro". Ver mais em Surf & Cidade ou SOS Cabedelo.

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Não sei se isto terá algum interesse, do ponto de vista económico, ou se não será mais uma obra faraónica em que os proventos se sentirão.
    Primeiro, a F. da Foz é uma zona bastante ventosa e daí não sei se estará mais tempo parado do que a funcionar, isto no Verão.
    No Inverno, julgo que não funcionará por ser mais intenso este fenómeno metereológico.
    E com uma ponte que liga as duas partes há necessidade disso?
    Pergunta que deixo, para ser respondida por quem defenda pontos de vista diferentes.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar