domingo, 21 de março de 2010

HISTÓRIAS INCRÍVEIS III

CANTOS E MOEDAS DESEMPATAM

Nos anos 60, FC Porto, Benfica e Académica foram eliminados das competições europeias por moeda ao ar, respectivamente por Bordéus, Celtic de Glasgow e Lyon. Pedroto, o treinador portista, comentou: "Foi azar, da primeira vez a moeda ficou enterrada na lama, a pender para o nosso lado. E à segunda, favoreceu os franceses". Já em Setembro do 1952, no Torneio dos Quatro Grandes, após um empate (2-2) na final, entre Benfica e Sporting, não havia marcação de penáltis e o vencedor foi determinado por pontapés de canto. O Sporting ganhou 7-6.

BOLAS ÀS CORES NA ESCURIDÃO

Em 1959, o Sporting foi o primeiro clube português a passar uma eliminatória da Taça dos Campeões Europeus, eliminando o DOS Utreque (ganhou 3-4 na Holanda e 2-1 em Alvalade). Na ronda seguinte foi afastado pelo Standard de Liège. Na Bélgica, o árbitro experimentou sete bolas de cores diferentes, para perceber qual era a que se via melhor face à fraca iluminação do estádio.

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Nesse ano de competições europeias, a nossa Briosa foi eliminada por esse sistema (anti-desportivo) depois de ter merecido passar à fase seguinte.
    Felizmente que este meio de definir um jogo acabou, já que ia contra todas as regras do futebol, onde se diz que quem marcar mais golos é que ganha.
    Quanto aos segundo tema, isso teve de ser feito pois não havia a exigência das televisões e entidades desportivas de serem necessários os lumens, para se ver um espectáculo como devia ser.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar