quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

AO DR. JORGE HUMBERTO


No próximo Domingo dia 25.01.09, durante o jogo que oporá a Briosa ao V. Guimarães no Estádio Cidade de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, vai homenagear o antigo atleta/estudante.
Quero manifestar aqui o meu apreço pela decisão acertada de poder levar ao conhecimento dos mais novos, aquele que foi o primeiro futebolista português a ser transferido para outro clube europeu (Inter de Milão). Este médico cabo-verdiano, agora reformado e a residir em Macau, estreou-se na primeira equipa da Académica em 1957 – 1958, lançado pelo mestre Cândido de Oliveira e foi e será sempre um exemplo de amor incondicional ao seu clube do coração, a BRIOSA. A título de exemplo, transcrevo as suas palavras “Com o dinheiro que ganhei em Itália comprei um prédio de três andares em Lisboa e ofereci 1500 contos à Académica”. Para quem não saiba, parte desta verba, foi para comprar a “Laurinda”, nome de baptismo do primeiro autocarro que a Académica dispôs para transportar os seus atletas. Digo-vos, também, que este senhor tirou a especialidade de pediatria e foi um dos fundadores do Hospital Pediátrico de Coimbra.
Além disso e, como curiosidade, refira-se que este “doutor do futebol” foi o primeiro jogador português a ter o seu cromo editado pela Panini, noutro país.
Os Krommus associam-se a esta merecida homenagem e dizem “Obrigado Dr. Jorge Humberto, pelo engrandecimento que trouxe á nossa querida Académica”.

Para outras curiosidades, remeto-vos para o site abaixo indicado.

http://www.revistamacau.com/rm.asp?id=010011

[ Dr. Kanelada] (clique na imagem para aumentar)

2 comentários:

  1. krommáticos:
    É com grande alegria que me irei associar à Homenagem do Dr. Jorge Humberto.
    Conheci-o como jogador já que tive o privilégio de dar uns pontapés com ele como capitão de equipa num Campeonato Nacional de Reservas, que penso que só houve um ano e como pessoa tinha sempre uma palavra de incentivo para os mais novos e uma brincadeira para que nos fossemos integrando.
    Como Médico foi por mim escolhido para assistir à minha filha mais velha, como Pediatra: um grande conselheiro para mim e minha mulher, além de Amigo, já que a nossa convivência permaneceu durante o tempo que estivemos em Angola.
    Como Académico, foi um exemplo que não teve muitos iguais: nunca se esqueceu da nossa Académica, quem o fez como jogador de futebol e quando regressou de Itália, foi para a sua Briosa que voltou, onde fez algumas épocas, durante o tempo áureo. Mais que merecida Homenagem. Devia ser um exemplo para os que cá estão e que se dizem da AAC.
    Este sim, também é dos puros!
    Um abraço Krommático ao Dr. Jorge Humberto
    Vladimiro Viana

    ResponderEliminar
  2. Apesar de ser sócio da academica á poucos anos (15 anos, mas gosto da briosa á 58) não sabia que existia um dr Jorge Humberto com esta grandesa, a minha homenagem.
    logo eu que não consigo ser dos "puros" mesmo que falsificado, mas gosto da académica 364 dias por ano.
    Jovino é com um Jo e não como por aqui vejo JU
    Um Abraço
    Jovino

    ResponderEliminar