terça-feira, 14 de junho de 2011

PALAVRA DE PROFESSOR


«Esta Académica não tem futuro!»


O grande Maló para os apaixonados da Académica. Professor João Maló de Abreu para milhares de alunos da Universidade de Coimbra. Senhor comendador para quem esteve atento e soube que no último 10 de Junho, Dia de Portugal, recebeu do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva o título de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública.

O antigo guarda-redes abriu o coração para falar do actual momento da sua Briosa, para explicar porque não vai a um estádio há 30 anos - «dei por mim de pé a chamar nomes ao árbitro, aos adversários, aos nossos jogadores e pensei: Eu? Não, nunca mais!» - e também da Académica, que perdeu alguma da sua alma.

Voz respeitada em Coimbra, figura maior do futebol da Académica. E também da Academia, evidentemente. Mas vamos à paixão pelo futebol. Sim, pode ter esfriado um pouco mas não morreu.

«Não vejo futuro na Académica porque há questões que são inultrapassáveis. Presentemente não há estudantes a jogar na Briosa e um gajo [assim mesmo...] que tire um curso, onde vai arranjar emprego? Há pouco dizia-lhe que antes vínhamos para Coimbra para mudar de vida. Dei a imagem dos nossos pais, que tinham uma enxada para ganhar o pão nosso de cada dia e nós... nós pensávamos que estudando os iríamos ajudar. Hoje, um homem licencia-se e a Académica não tem nada para oferecer. Um curso não dá perspectivas de trabalho e, por isso, o recrutamento tem vindo a ser cada vez mais difícil», diz.

Inevitabilidade dos novos tempos? Não, isso também não. Não basta pôr as culpas na modernidade: «Não há estímulos das Direcções da Académica. Talvez estejam numa camisa de 11 varas, mas perde-se a identificação com a cidade... Devagarinho. Isto é um plano inclinado, mas só a descer... Não vejo solução! Os dirigentes, na sua utopia, deixam morrer uma coisa linda. Não estou contra ninguém, não apoio ninguém nem deixo de apoiar, não meto veneno a ninguém. Posso não ter grande simpatia pelo presidente actual, mas isto não tem solução. O que sei é que a imagem que passam de que este Organismo Autónomo é a continuação da velha Académica é pura mentira.» Leia a reportagem completa na edição impressa de A BOLA.

Por Luís Filipe Simões

5 comentários:

  1. De facto este blogue está a tornar-se vergonhoso. A maneira como se retiram as frases duma entrevista levam-me a admitir que o que querem é acabar com a Briosa.
    Vou deixar de o visitar. Sejam sinceros e deixem de dizer que são da Académica.
    Para este blogue a Briosa só tem futuro com o Dr. Maló. Ou me engano muito ou só lá estava 6 meses, tempo suficiente para a levar á falência.
    Então Srs.Vladimiro e Tião não tem tempo para publicar o que “A Bola” de ontem dizia sobre o JSE e a Briosa na pg 2-artigo de Hermínio Loureiro?
    Este blogue diz-se adepto indefectível da Académica e por isso muito preocupado por a Briosa ser falada pelos piores motivos (corrupção do presidente?),contudo nada mais vejo escrito que não seja a maledicência.
    Não percam mais tempo a dizer sistematicamente mal!!!
    Aceitem a vitória, esqueçam a derrota e admitam que tem que o “gramar” no mínimo mais 3 anos!!!!
    A vossa mística está sem capacidade de encaixe?

    ResponderEliminar
  2. Cada vez me convenço mais de que anda aqui alguém, nomeadamente "amigos do Jes", que ainda não perceberam que o actual presidente da Académica é pessoa "non grata" aqui neste espaço. Será que é difícil de entender isto? Diz que vai deixar de visitar este espaço. Mas quem é que o cá chamou? Não faz absolutamente falta nenhuma, nem você nem outros como você! Só que a curiosidade é terrível. Se é amigo do condenado, pergunte-lhe por que é que o ex-presidente da Liga diz tão bem dele. Talvez ele lhe conte! Recuem no tempo. Depois o ingénuo sou eu! Refere-se a «...(corrupção do presidente?)», não coloque pontos de interrogação, leia o acórdão onde o seu amigo foi condenado por crimes de corrupção e abuso de poder. Quanto ao post, então não viu que apenas me limitei a fazer uma transcrição da notícia que vem no jornal "A Bola"? Sinceramente, já não tenho pachorra para vos aturar. Passe bem.
    PS.: Como estamos no tempo da sardinha, junte-se com o seu amigo e promova MAIS uma sardinhada com os espanhóis de Guimarães.

    ResponderEliminar
  3. Sr. Democrata
    Só um acrescento ao que disse.
    Muitos ex-krommus tem sugerido ao editores deste blogueque acabem de vez com as criticas ao dito caso-JES.
    Só que os democratas editores do bloque ,que estão muito preocupados com a sobrevoivencia da Briosa, nada mais fazem de deitar abaixo.
    Como não publicam o artigo do Herminio Loureiro eu transcrevo parte do que ele disse
    “ O ENGº JOSE EDUARDO SIMÕES TEM FEITO UM TRABALHO NOTAVEL NA ACADÉMICA ,NEM SEMPRE BEM CONPREEDIDO PELOS SOCIOS.

    ResponderEliminar
  4. um amigo kromático para sempre14 de junho de 2011 às 19:05

    As únicas pessoas que são democratas neste blog, são o Senhor Tiâo e o Senhor Vladimiro, porque aceitam e respondem com total liberdade a tudo o que os "ANÓNIMOS", "ATENTOS", "BRIOSA", "AMIGOS JES" e outros, dizem. Mas que nomes são estes ...anda tudo escondinho, com o r...apertado, com medo ????
    Esses é que devem ser os verdadeiros "Pides" e "Salazaristas", porque se escondem, não se identificam e não são capazes de conversar e discutir com educação e seriedade.
    Este blog é livre de falar e apoiar quem quiser.
    Se eu fosse o responsável deste blog, não admitia comentários de pessoas anónimas ou que se intitulam "Briosa", quem é que deu autorização a esse senhor/a para utilizar esse nome?????
    Vão ao dicionário ver o que quer dizer democracia, educação e seriedade. Já agora, porque não devem saber, procurem a palavra corrupção e condenado, pode ser que aprendam o significado de tantas palavras que me parece não existirem no vosso vocabulário.
    Um grande abraço amigos kromáticos, Tião e Vladimiro, continuem assim que estão no bom caminho, a justiça vencerá....

    ResponderEliminar
  5. Caros Krommus:
    Conheço o Prof. Maló desde que chegou a Coimbra e com ele tenho convivido até hoje.
    Sei bem o que pensa de tudo isto, e que é bem expressado na entrevista.
    Convém ter em conta, que os Veteranos da AAC, que até têm estado arredios, desta Instituição, aparecem agora, mostrando uma certa preocupação relativamente ao seu destino.
    Posso afirmar, com quase toda a certeza, que não tomará qualquer posição de relevo, mas é taxativo, nos dois últimos parágrafos, do referido texto, o que lhe vai na cabeça.
    Uma pessoa de bem e de moral elevada, não poderia ter outra opinião.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar