terça-feira, 27 de abril de 2010

"ENCURRALADOS"

De uma forma geral, no nosso país, a comunicação social é, para muitos dos seus profissionais, uma espécie de “chapéu de abas largas” onde tudo se pode fazer e dizer, com mais ou menos sensacionalismo, sem sair beliscado e antes protegido. Há quem arrisque dizer que é por essas e por outras que de um momento para o outro, parece que todo o mundo virou jornalista. Existem para todos os gostos. Temos aqueles com licenciatura universitária mas que não sabem distinguir, por exemplo, “cotas” de “quotas” e outros com a “licenciatura” que a vida lhes deu que, além dos constantes “pontapés na gramática”, ouvir a sua dicção e os seus impropérios é, muitas vezes, um acto de “coragem” e sacrifício. O melhor exemplo para ilustrar tudo isto, chama-se Luís Carlos Melo e é a voz dos relatos de futebol da Briosa, da Rádio Regional do Centro.
Este senhor, que se diz ser um fervoroso adepto da Académica, continua a demonstrar alguma incapacidade de comunicação para aqueles que costumam ouvir atentamente os relatos de futebol da Briosa. Nada me move contra ou a favor do cidadão LCM mas, o seu comportamento nos directos da RRC, demonstra pouco profissionalismo e…muita paixão pelo microfone e pelas audiências.

O relato do Leixões – Académica deste último Domingo foi, uma vez mais, o exemplo da postura que um profissional da comunicação nunca deve ter. Este senhor, repetidamente e ao longo do relato, afirmou que: “…André Villas Boas está a caminho do norte…” ou “…está a caminho do Minho…” ou, ainda, “…a AVB restam dois jogos à frente da Académica…”, etc, etc. Depois do assédio por que passou o treinador, relativamente ao possível ingresso no Sporting vem este senhor, qual “profeta da verdade absoluta” debitar vitupérios, sem que nada lhe aconteça. Depois, como se não bastasse e face ao volume de jogo e à pressão exercida pelo Leixões no meio-campo da Académica, este pseudo radialista tem mais esta tirada: “A Académica está encurralada no seu meio-campo…”. Bem, esta afirmação é gravíssima. Este senhor devia perceber que em futebol não há equipas “encurraladas”, poderão haver equipas pressionadas pelo seu adversário porque, quem se recolhe em currais, são os outros…animais. Na verdade, substantivar ou adjectivar, não está ao alcance de qualquer um. Seguidamente, a poucos minutos do fim da partida, parecia estar desejoso que aquela a que já chamámos “Síndrome dos Pontos Perdidos” voltasse a “atacar” a Briosa, ou seja, que a Académica voltasse a sofrer golos nos instantes finais e, quem sabe, perder mais pontos. Inqualificável! Quem ouviu, percebeu isso, claramente!

Neste contexto, se é, como dizem, adepto da Académica, será caso para dizer que a Briosa com adeptos deste calibre, não precisa de inimigos pois eles partilham a sua casa. Afinal, relatar um desafio de futebol, não deve ser mais do que dar a conhecer todas as incidências do próprio jogo. E não vale a pena vir refugiar-se no argumento da isenção e do profissionalismo (?) pois esses devem ser os atributos primeiros e imprescindíveis ao bom desempenho de qualquer actividade.

Concretizada que está a manutenção da Briosa, provavelmente, quem precisava de estar “encurralado” e sem ter hipóteses de pegar no microfone para narrar fosse o que fosse, libertando dessa forma os ouvintes, era o senhor Luís C. Melo.

[Dr. Kanelada]
27.04.2010

3 comentários:

  1. Caro Tião,
    Obrigado pela distinção.
    Vejo que tem um blog sobre a Académica, mas dá para perceber que de futebol, da sua gíria e dos seus meandros percebe pouco…
    As próximas semanas vão encarregar-se de mostrar o meu… profissionalismo.
    Continue com os seus actos de coragem e sacrifício, porque vou continuar a pegar no microfone, para o ajudar a perceber algo mais.
    Quanto ao resto resvala na couraça da minha indiferença….

    Abraço
    Luís Carlos Melo

    ResponderEliminar
  2. Caros Krommus:
    Depois de ler a notícia que o Krommu Tião colocou neste blog e ao ir fazer o meu comentário, deparo-me com o anónimo, que não é anónimo, a postar-se neste local.
    Claro que fiquei surpreendido, por verificar que muita gente vem aqui!
    Quanto às declarações do snr. LCM, como jornalista que é, presumo que terá outras informções que nos escapam, mas devo dizer que também temos algumas de que nos sevimos.
    Mas o que está em causa é, sómente, a sua postura perante pessoas que o estão a ouvir. Sou um defensor acérrimo da liberdade de imprensa, mas abomino a libertinagem com que se dizem as coisas.
    É livre de dizer o que lhe apetece mas tem que respeitar quem o ouve e é isso que lhe dá "shares"!
    Quanto ao seu academismo já ponho em causa muita coisa: senão repare que a sua postura perante os jogos que transmite e nos comentários que faz, nunca há uma palavra de apreço pela nossa Briosa!
    Caramba, perante uma região que está tão pouco ou fracamente representada, na Liga Sagres, porque não se pugnar por uma Instituição que é referência desta cidade, da zona centro e com pergaminhos no País?
    Não pretendemos que se seja tendencioso, mas que raio, já nos bastam os outros meios de comunicação, para não traduzirem as verdades relativamente à Briosa.
    Quanto ao perceber de futebol, aí já poderemos estar em igualdade de circunstâncias. Pratiquei este desporto e enverguei a camisola da Académica desde os principiantes até ao seniores e vejo futebol desde o maus 5 anos. Com tenho 61, provavelmente, tenho mais futebol nas pernas e nos olhos que o Snr.
    Pode ser que tenha razão nalgumas coisas que diz, mas desde Novembro que a "novela AVB" se prolongou sabendo eu, que o desfecho seria o que foi.
    Quanto ao resto, vamos aguardar, e pode ter a certeza que teremos a ombridade, aqui neste blog, de darmos a mão à palmatória, se a razão lhe assistir.
    Quanto ao terminus do seu comentário, acho-o muito pouco digno, porque a notícia foi de um ouvinte.
    Ou será que não interessa, para essa estação, estas opiniões?
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar
  3. Caros KROMMUS:
    Do texto que o Tião escreveu e dos comentários feitos sobre o mesmo foi com grande surpresa que fiquei a saber que o Sr. .LCM era adepto da Académica.
    Oiço com frequência a RRC e sinceramente que os comentários do Sr. LCM nunca me fizeram supor tratar-se dum adepto da Briosa.
    A sua interpretação dos lances, a organização da equipa, a postura táctica, o empenho dos jogadores, são sempre motivo de critica por parte deste senhor, que, admitindo-se tratar-se dum grande conhecedor de futebol, esperava-se, contudo, que fosse um pouco mais tolerante para com a equipa do seu coração.
    De facto a sua opinião é sempre contra a Académica.
    Tudo isto até poderia ser aceitável se fosse essa a pratica das rádios regionais ao transmitir os relatos das equipas da terra. Mas não é. Se o Sr. LCM tem duvidas ouça a Voz da Figueira e veja como tratam a Naval.
    Como vivemos tempos em que o estudo e formação permanente são essenciais ao sucesso profissional, aproveito para aconselhar o Sr. LCM a uma análise cuidada de como fazem os relatos as rádios regionais.
    Vai ver que aprende!!!
    Julgo que a RRC está preocupada e empenhada em prestar um serviço que satisfaça cada vez mais os seus clientes.
    Ao Sr .LCM desejo os MAIS BRIOSOS SUCESSOS PROFISSIONAIS.
    Académica sempre
    Poças Pereira

    ResponderEliminar