quarta-feira, 3 de março de 2010

PORTUGAL 2 - CHINA 0


O ECC foi palco de um de três ou quatro jogos antes do Mundial2010.
Pobrezinho de mais, quando faltam 100 dias para o começo da competição.
É uma selecção Ronaldo-dependente. Sem quaisquer dúvidas que não existe, neste momento, conjunto, mas um jogador que tem de levar uma equipa às costas.
Um seleccionador que tem ideias fixas, não olha às características de cada jogador, conforme o fazem nas suas equipas, não tem uma equipa-tipo que pratique já um futebol em que os jogadores o façam quase de olhos fechados, julgo que não está no bom caminho. Aquilo que se viu hoje em Coimbra é preocupante.
Há um erro crasso, quando numa conferência de imprensa, se diz antecipadamente, que este será o núcleo forte dos convocados.
Assim sendo, os jogadores interiorizam estas palavras e acabam, num jogo que devia ser disputado, como se se tratasse de alta competição, e fizeram uma exibição vergonhosa, não deixando grandes perspectivas quanto ao que aí vem.
Profissionais deste gabarito (seleccionador incluído!) deviam arrasar esta equipa da China que é de 3ª. linha.
Quando se é profissional, gostando do que fazem, ganhando o que ganham, deveriam ter o máximo respeito pelo público que acorre para os ver, paga o seu bilhete (que não é assim tão barato quanto isso) e vemos jogadores a jogarem parados e sem se esforçarem para justificar uma vitória e um prémio de jogo.
Esta nossa selecção é uma perfeita desilusão, que deverá ter a continuidade e finalidade na África do Sul.
Pelos guarada-redes penso que não haverá problema, pois com mais um, que deverá ser Quim, neste momento Eduardo, em boa forma e confiante, tem a titularidade garantida.
Laterias. E onde estã eles? Quer do lado direito quer do lado esquerdo, esta selecção não tem soluções.
Paulo Ferreira não é titular nem suplente no Chelsea, está acabado, sem ritmo e sem força física para aguentar um Mundial. Miguel deveria ter vergonha pelo que fez durante 45m. Devagar e parado. Duda não é definitivamente defesa esquerdo. Mal a atacar, a defender não se pode dizer nada perante tão inócuo adversário.
Como centrais Rolando, Bruno Alves, Tonel. Bico de obra pois B. Alves não faz na selecção o que faz no seu clube porque não lhe é permitido e isso hoje foi notório. Porque não o deixam subir? Tonel e Rolando não dão garantias. Resta Ricardo Carvalho para ser o patrão. Mas estará em condições físicas para aguentar jogos intensos e tão pouco espaçados?
Meio campo deficitário de um transportador de jogo. Meireles, Tiago, Simão Sabrosa, Pedro Mendes, João Moutinho nenhum deles conseguiu pegar no jogo contra uma equipa deste quilate. Simão não jogou mal mas não sei se consegue ter espaço de manobra contra outras selecções com outra cultura táctica: e rende substancialmente mais nas alas. Deco? Mas não tem estado lesionado? Recuperará a tempo de ser o grande patrão do meio-campo? E a sua idade?
Na frente, Nani foi um dos melhores, mas não pode jogar para a plateia; ocasiões daquelas não se podem perder e terá que ter muito mais concentração. No entanto notou-se que esteve amarrado à ala direita e não alternou. Obrigatoriedade ou não quis?
Hugo Almeida não é definitivamente um ponta de lança com qualidade. Técnicamente muito fraco é capaz do razoável e do pior. Tem a seu favor o aspecto físico, mas não nos esqueçamos de que vai encontrar defesas duros e fortes. Na segunda parte, amarraram-no ao lado esquerdo e nem se viu. Também não percebi esta opção, quando não consegue furar pelas alas. Liedson é um matador que está sempre lá. Mas a equipa jogando sempre da forma como jogou, não pode produzir da mesma forma. Seria interessante vê-lo jogar com C. Ronaldo porque é o único que lhe pode pôr bolas para facturar.
No conjunto, não foi nada agradável de se ver e penso que haverá muito trabalho pela frente. Terão um mês para arranjar um conjunto e produzir mais. Mentalização de que os jogos são ganhos dentro do campo e este não serve de "passeio de vaidades". Quem poderá trazer mais-valias a esta equipa? Pepe? Estará em condições físicas e com confiança para encarar a competição? Miguel Veloso não poderá ser um opção? João Pereira não será neste momento o melhor defesa direito, desde que lhe "arrumem" aquela cabeça? Hugo Viana não será, ainda seleccionável?
Terminando, e quando faltam 5-6 jogadores para completar o grupo (palavras do CQ!), esperemos que isto melhore de forma substancial a fim de que este Povo se junte à selecção para ser parte integrante do grupo.
Como foi este jogo, o 12º jogador estará arredado da equipa.

1 comentário:

  1. O meu comentário acerca deste "passeio" da selecção nacional de futebol a terras de Pedro & Inês, remeto-o para post "O feeling da mediocridade", no qual penso ter dado uma imagem do que muito boa gente pensa acerca da postura que a selecção teve perante os adeptos.

    ResponderEliminar