quinta-feira, 4 de março de 2010

O FEELING DA MEDIOCRIDADE


Depois de terminado o encontro Portugal - China, o seleccionador nacional Carlos Queirós disse que:"...Tinha sido mais fácil jogar na China. É redundante e desnecessário comentar o comportamento de algum público."
Estas afirmações, levam-nos a concluir que este comportamento por parte do responsável pela equipa de todos nós, nos pareça absolutamente lamentável. Sendo o senhor CQ uma pessoa tão sagaz e com tão grande poder de observação, estranha-se que não tenha percebido o porquê da contestação por parte de alguns adeptos, quando em causa estava um jogo de futebol contra uma equipa que ocupa a 83ª posição do "ranking" da FIFA. Desta forma e para que possa perceber uma das razões da contestação, é bom que o senhor Carlos Queirós veja a imagem acima publicada e siga a seta amarela. Aí encontrará parte da resposta.

clique na imagem

Uma outra razão para a contestação do público, é a obrigatoriedade que a selecção tem em apresentar níveis exibicionais mínimos. Mesmo a jogar contra uma equipa tão pouco cotada como é a China, a atitude, o empenho e a vontade em dar espectáculo, deverão ser atributos a por em prática dentro de campo. Afinal de contas, a grande maioria das pessoas pagaram para ver um espectáculo que se chama FUTEBOL (e que por sinal é bem caro) e acabaram por sair defraudadas. Mais, quando o seleccionador diz que os objectivos foram cumpridos, penso que está a branquear a forma como a selecção se apresentou ao seu público, ou seja, a exibição paupérrima que se arrastou durante toda a segunda metade do desafio. Se queremos um futebol com mais adeptos nas bancadas a aplaudir e muito mais apelativo, a iniciativa terá de partir de toda a estrutura futebolística, dando ao "consumidor" aquilo que ele quer, ou seja, espectáculo e golos.

clique na imagem

Esta imagem ilustra bem aquilo que de melhor e de pior este jogo com a China nos proporcionou. Na verdade, os assobios e apupos de alguns adeptos, estão transcritos neste comentário a ilustrar a medalha de Lata com que o jornal Record agraciou Carlos Queirós.

Uma nota final para o público que esteve no Estádio Cidade de Coimbra, que embora englobasse pessoas de Coimbra e de várias outras localidades, terá sido catalogado como "personae non gratae" pelo facto de ter "brindado" esta selecção com assobios e alguns lenços brancos plenamente justificados. Estes assobios não foram mais do que uma manifestação inteligente de reclamar entre o que lhes foi proposto e o que lhes foi apresentado. No entanto e, relativamente a este facto, será bom lembrar a forma digna e carinhosa como toda a comitiva foi recebida e tratada, nesta deslocação à nossa cidade.

2 comentários:

  1. Caros Krommus:
    A "passagem de vaidades" que é esta selecção, começando pelo senhor CQ, foi recebida de forma condigna na cidade de Coimbra. Muita gente no Sérgio Conceição nos dois treinos que fizeram estudantes a tocarem, capas estendidas para suas "excelências" passrem, o que não sucede com todas as pessoas, um grupo de crianças que fez uma coreografia bastante engraçada, que deu trabalho e que terminou com o nome de PORTUGAL inscrito no relvado. Espectáculo digno!
    Francamente, o que espera esse senhor quando acolitado pelos jogadores dão um espectáculo INDIGNO?
    Que os aplaudam como fizeram durante o pouco tempo em que a selecção pensou em jogar, mas depois se passeiem pelo campo sem darem o litro para que as pessoas, que pagaram o seu bilhete, dêem o seu dinheiro bem empregue?
    Qual o respeito que tiveram pelo público, quando os chineses agradeceram e os "vaidosos" sairam sem o mínimo respeito pelos Portugueses?
    E o senhor presidente da FPF, não se pronuncia sobre nada disto?
    E vamos relembrar o que sucedeu em 2004, no Euro, em que o timoneiro foi o primeiro a incentivar o Povo e viu-se com estava ao lado da sua selecção!
    Este senhor quer que lhe prestem vassalagem?
    E qual o respeito que ele incute aos jogadores para que não tenham aquele comportamento?
    Já o escrevi na crónica do jogo, mas não antevejo grande futuro a esta selecção.
    Oxalá que não haja o Coreia-Japão Parte II!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar
  2. Para o povo aplaudir, é preciso que os "meninos" mereçam.
    Este Senhor treinador anda muito importante e em vez de agradecer aos adeptos com um bom jogo de futebol, não, deixou muito a desejar numa 2ª parte , que foi desastrosa para uma equipa como a nossa.
    Não vamos longe com este tipo de recados para os adeptos.
    Esta selecção está mais preocupada em fazer apenas os mínimos exigidos e usufruir de bons hotéis, 5 estrelas, com todo o luxo possível, ganhar um bom dinheiro, para calar os verdadeiros adeptos.
    Não lhes é exigido mais nada e ainda ficam de birra se os adeptos exigem que se comportem como uma equipa com vontade de ganhar.
    Temos grandes jogadores nesta selecção e podiamos dar um grande contributo a este mundial

    ResponderEliminar