segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ONDE PÁRA O DINHEIRO?


“Carlos Encarnação critica decisão de remodelação de
Estádio Cidade de Coimbra”


Ao ler a notícia que o JN trazia em manchete e a que todos os órgãos de comunicação social deram algum relevo, fiquei algo surpreendido e, mais uma vez, muito desgostoso com os nossos políticos e a forma de fazer política.

Quando o presidente da Câmara Municipal de Coimbra Carlos Encarnação diz "Se tivesse sido minha a decisão, o Estádio Cidade de Coimbra não teria sido remodelado para o Euro 2004. Foi uma herança do anterior mandato (do socialista Manuel Machado), que eu respeitei e honrei" ou ainda "Tomámos as providências necessárias, renegociámos e prolongámos a duração do empréstimo para amenizar os custos. Além disso, as despesas de manutenção pertencem à Académica, que gere o Estádio ", fico sem perceber muito bem tudo o que foi afirmado em Maio de 2006, quando este mesmo presidente se bateu empenhadamente no lançamento do EuroStadium, que implicou a construção de um centro comercial e apartamentos privados, com o argumento de que este projecto trazia contrapartidas significativas e que iriam "salvar" as finanças municipais e financiar o Estádio.
De facto, não nos podemos esquecer que a obra foi adjudicada, em 29 de Outubro de 2001, por 38 milhões de euros, estando cabimentado o pagamento. Para o seu financiamento contou com 3 milhões de euros do Estado e um empréstimo de 35 milhões de euros, que não entra no cômputo geral da capacidade de endividamento da Câmara.
Perante tudo isto poder-se-á concluir que a Câmara realizou receitas mais do que suficientes para pagar atempadamente o estádio. Então, reforça-se a interrogação por que é que a Câmara não pagou atempadamente as obras?
Se tudo se passou desta forma, não se percebe o porquê de ter de renegociar a dívida e mesmo assim estar a pagar cerca de 1,5 milhões de euros/ano e a Académica, em 2010, cerca de 450 mil euros de despesas de manutenção do recinto, devido à sua utilização.

Face ao exposto, só resta perguntar: - Afinal, onde pára o dinheiro que, supostamente, iria "...“salvar” as finanças municipais e financiar o Estádio"?

Responda quem souber!

NOTA – Este texto foi elaborado com excertos de notícias que poderá visionar na íntegra aqui e também aqui.

[Dr. Kanelada]
11.01.2010

2 comentários:

  1. Razão tinha o outro !! Campo Pequeno !!!

    Ou então por favor levem-me pra ilha !!

    Não tenho mais espaço para...... !!!!!!!!!!!!!!!!
    !!!

    ResponderEliminar
  2. Caros Krommus:
    Isto é o chamado "discurso político"!
    O que se diz ontem pode-se desdizer amanhã, porque já ninguém se lembra!
    Como é possível falar-se desta maneira para quem o pôs de uma forma democrática, e depois não haver respeito para com essas mesmas pessoas, pelo menos?
    Francamente, tenham dó!
    Calem-se!!!!!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar