segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O SENHOR SETE MILHÕES

Fez no domingo quatro anos que Luís Agostinho (re) assumiu, oficialmente, o cargo de director-desportivo da Académica, que já ocupara na década de 90. E há um número a marcar este período: SETE.
De sete milhões de euros. É o valor aproximado que este antigo treinador - em 2001, no Aves, lançou Raul Meireles -, e também engenheiro civil de formação, conseguiu fazer em transferências de jogadores. Desde a do brasileiro Marcel, que em 2006 saiu para o Benfica por 3,5 milhões (a maior transferência da história da Briosa), até à do panamense José Luís Garcez, um futebolista problemático de que os estudantes se livraram emprestando-o, por 100 mil euros, a um clube saudita.

Por outro avançado, Joeano, a Académica ganhou outra fortuna, de cerca de 1 milhão de euros, mas o melhor negócio fê-lo com Kaká - atendendo a que Marcel, embora transferido por valor recorde, custara 1,8 milhões de euros. Em 2008, os alemães do Hertha de Berlim pagaram 1,9 milhões de euros por Kaká, que chegara a Coimbra... a custo zero. A Briosa receberia, porém, apenas 1,2 milhões de euros, pois só tinha 60 por cento do passe do central. O mesmo se verificara no negócio de Filipe Teixeira, que em 2007 foi para o West Bromwich Albion. O clube inglês largou 750 mil euros, valor da cláusula de rescisão, mas só 415 mil entrariam nos cofres da Académica, que possuía 55 por cento do passe do médio.

Por valores menos elevados, mas igualmente significativos na contabilidade do clube, acertaram-se em 2008 o empréstimo de Paulo Sérgio ao Al-Ettifaq (o clube saudita de Garcés), por 100 mil euros, e as transferências de Pavlovic e N'Doye, ambos por 300 mil euros e para o mesmo clube, o Vaslui, da Roménia. N'Doye, aliás, já rendera uns cobres numa cedência temporária ao Al-Shabab, da Arábia Saudita, em negócio igualmente fechado por Luís Agostinho. Mais: não fossem as saídas a custo zero de Zé Castro, Dame N'Doye e Nuno Piloto, em processos que pouco passaram por ele, e a verba apurada nestes quatro anos seria ainda superior, ainda mais próxima do valor global do passivo da Briosa, que, neste momento, se cifra em cerca de 12 milhões de euros.
L.P.V.
R.S.

2 comentários:

  1. Caros Krommus
    Será que concordam comigo se eu disser que nem os Gatos Fedorentos eram capazes de ESMIUÇAR melhor esta contabilidade ??
    Até me apetecia convidar os GATOS para ESMIUÇAR as contas da BRIOSA que são motivo de algumas dúvidas !!!
    Será que ia sair alguém ARRANHADO ??

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caros Krommus:
    Como nunca se falou no nome de Luís Agostinho, nas transferências acima referidas, como se sentirá o JES ao ler isto?
    Se não aparece em qualquer lugar de direcção, até que ponto será verdade toda esta contabilidade?
    Não duvido, mas gostava de ser esclarecido, perante esta dúvida.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar