terça-feira, 21 de abril de 2009

A VITÓRIA DA INTELIGÊNCIA...

No primeiro jogo que a Briosa foi disputar com o SLB no Estádio da Luz, escassos dias depois da morte do jogador benfiquista Miklos Fehér em pleno estádio, a claque da Mancha Negra, por questões de segurança apenas entrou no estádio, minutos depois do inicio do encontro.

E entrou entusiástica como sempre, gritando pela Briosa.

Foi recebida pelos benfiquistas no estádio (naturalmente em maior número!) com uma vaia enorme, assobios e insultos. Muitos insultos como são, infelizmente, habituais nos estádios portugueses.

Mesmo assim não pararam de gritar pela Briosa, sem ligar aos insultos adversários.

De repente, toda a claque fez silêncio e de lá de trás daquelas centenas de académicos, notou-se o aparecimento de algo que lentamente sobrevoou de mão em mão toda a claque até ficar pendurada na frente da primeira linha da Mancha, bem virada para o relvado e à vista de todo o estádio.

Era uma enorme coroa de flores com o nome de Miklos Fehér.

O estádio da Luz ficou em silêncio por uma fracção de segundo.

Imediatamente de seguida, ouviu-se uma das mais sentidas e emocionadas salvas de palmas que aquele estádio terá presenciado em cinco anos de existência.

Depois, cada claque gritou pelos seus clubes e aconteceu futebol.

Por ser verdade, por ser a vitória da inteligência e da solidariedade sobre a violência a que se assiste normalmente, e porque há vida para lá do futebol, aqui fica a história.

2 comentários:

  1. Caros krommus
    O Vladimiro, fez-me chegar este texto, que resolvi postar para que fique registado e, além disso, se dê a conhecer a verdade daquilo que se passou na altura.
    Eu, por exemplo, não tinha conhecimento desta situação. Aqui fica o registo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu estive lá...
    Entrei atrás do Camões e do João Francisco, que levavam a coroa de flores e realmente foi arrepiante depois de uma valente assobiadela, as palmas que nos brindaram em homenagem ao Miklos.
    Viva a Briosa...
    Abraços a todos os Kromatticus!!!

    ResponderEliminar