domingo, 19 de abril de 2009

ACREDITE! VAI VER QUE FAZ BEM!

Às vezes não basta uma promessa para escrever: primeiro, é preciso querer cumpri-la (o que acontece); depois, é preciso encontrar uma boa razão; finalmente, disponibilizar a alma.

E vem um dia, em que todas as circunstâncias parecem andar de mãos dadas. Hoje deve ser esse dia. Ainda bem, pois a minha promessa dizia-se na Páscoa.

Pensar nos Krommus é pensar na Briosa. Pensar na Briosa é pensar em Coimbra, na minha cidade tão próxima e tão longínqua. Coimbra é assim: fica perto e longe ao mesmo tempo. É uma cidade que se mantém presente, mas que se sabe ausentar. Só assim se pode ser daqui e não se viver cá. É cidade de se ser, mesmo sem se estar.

E a vida, sabemos, é como um jogo onde se pregam rasteiras, se fazem fintas, onde se ganha e onde se perde. Às vezes, as piores derrotas têm a vantagem de nos tornar mais lutadores, mais persistentes. O melhor é procurar virar o resultado a nosso favor, procurando aproveitar todos os ensinamentos.

E foi assim, no meio das fintas da vida, das suas rasteiras, das minhas vitórias e das minhas derrotas, que eu aprendi a ser gente: filha, mãe, professora, amiga… e Kromma. E, imaginem!, sou uma Kromma que ACREDITA.

Às vezes, acredito que a crise vai terminar, que a educação, a justiça e a saúde vão ser melhores, que o país, tal como o Sol, vai ser para todos…

Às vezes, em sonhos, até acredito que os maus vão ser castigados e que os bons vão ser premiados.

Às vezes, acredito que a nossa selecção vai ser campeã da Europa e do Mundo, e que a Briosa vai ganhar todos os títulos…

Mas todos os dias acredito. Acredito que os Krommus são boas pessoas, amigas, que unidas pela sua paixão à Briosa, agem em comunhão. Que são como uma grande família e por isso cultivam este espírito de fraternidade, de partilha e de sã camaradagem. Que os Krommus são, por princípio, pessoas solidárias, habituadas a sofrer e a ajudar-se mutuamente, pois sabem o que é ter amor à camisola e lutar pelas causas em que acreditam.

Por isso eu sou e me sinto tão kromma. Porque acredito que, apesar das circunstâncias mais adversas, podemos fazer a diferença.

Convido pois todos os krommus a fazer parte de outra família: a família da ACREDITAR.
É uma grande família de amigos unidos pela adversidade que é a circunstância do cancro infantil. Coimbra já tem uma Casa Acreditar, para acolher famílias de crianças que se encontram a fazer tratamentos nos serviços de oncologia. Apesar disso tudo são crianças e, como acontece com a grande maioria, querem brincar, sorrir e crescer. Vale a pena, por isso, ACREDITAR.

O financiamento das Casas da Acreditar é garantido pelo mecenato e, numa pequena parcela, por algum apoio da Segurança Social.O apoio às crianças é dado pelas suas famílias e também pelos voluntários.

Muitos são os gestos que podemos fazer para também fazermos parte desta nova família. Participe. Seja um Krommu de coração à altura! Contacte a ACREDITAR.

Acreditar - Núcleo Regional Centro
Av. Dr. Armando Gonçalves, Lote 20
Centro Comercial Sol - Loja 13
3000-059 Coimbra
Telefone: 239 482 027 Tm: 912 304 983 Fax: 239482027
E-mail:a.acreditar_coimbra@sapo.pt

Acreditar é preciso, e os Krommus sabem-no bem. Por isso, queridos Krommus, vamos dar as mãos e fazer a diferença. Entre os jogos da Briosa, porque não ACREDITAR?

Maria Manuel
Lisboa

1 comentário:

  1. Cara Amiga
    Promessa cumprida!
    Recebemos com agrado o seu texto e apreciamos a sua cumplicidade entre Coimbra, Briosa e mais recentemente, a malta krommática.
    Ter a faculdade de poder transformar um texto de simples cortesia para com alguém, numa verdadeira oportunidade de chamada de atenção para os gravíssimos problemas que a nossa sociedade atravessa, só está ao alcance daqueles que verdadeiramente percebem que há mais vida para lá da de cada um de nós.
    Infelizmente, vivemos num país que não cumpre com as suas responsabilidades sociais e, por isso mesmo, têm de ser as muitas ONGs e a população em geral a suportar a grande maioria
    dos encargos de variadíssimas instituições do género.
    No que respeita a ser solidário, acredito que não haverá nenhum krommu que não o seja. As pessoas que compõem esta tertúlia, são pessoas sensíveis, bem formadas e suficientemente bem informadas, para perceber a realidade que os rodeia.
    Queremos-lhe transmitir que, na medida das possibilidades de cada um, todos os krommus irão contribuir, respondendo assim ao seu forte apelo.
    Também para nós, não há nada melhor do que o sorriso de uma criança.

    Briosa até morrer!

    Cumprimentos krommáticos.

    ResponderEliminar