sábado, 14 de fevereiro de 2009

HOJE, DÊ UM BEIJO A QUEM MAIS GOSTA

Todos os anos no Mês de Fevereiro, em todo o Mundo, são trocados presentes entre apaixonados, em honra de São Valentim. Mas afinal, quantos de nós sabem quem foi este Santo e porque é que celebramos este dia? A história do dia de São Valentim – e do seu patrono – está envolta em mistério. Assim, uma lenda conta que Valentim era um padre que prestou serviço durante o terceiro século em Roma. Quando o Imperador Claudius II decidiu que os homens solteiros constituíam melhores soldados do que aqueles que possuíam esposas e famílias, ele proibiu o casamento aos jovens. Valentim, reconhecendo a injustiça deste veredicto, recusou cooperar com Claudius e continuou a realizar casamentos de jovens casais em segredo. Quando as suas acções foram descobertas, Claudius condenou-o à morte.
Outras histórias referem que Valentim foi executado por tentar ajudar Cristãos a fugir das cruéis prisões romanas, onde eram constantemente espancados e torturados.
De acordo com outra lenda, Valentim enviou o primeiro cartão de amor a si próprio. Enquanto esteve preso, diz-se que se apaixonou por uma jovem rapariga filha do carcereiro, que o visitava durante a sua pena. Antes da sua morte, alega-se enviou-lhe uma carta que assinou como “Do Teu Valentim”, em inglês 'From your Valentine', uma expressão que é muito usada nos dias de hoje.
No entanto, a verdade por detrás da lenda de Valentim é misteriosa, as histórias certamente dão ênfase à sua figura romântica, heróica e bondosa. Por isso, não é surpresa que durante a Idade Média, Valentim fosse um dos mais populares santos em Inglaterra e França.

1 comentário:

  1. Cro Krommático Tião:
    Uma vez mais o meu obrigado, pela sua preciosa lição de conhecimentos sobre estas coisas.
    Nós estamos sempre a aprender e eu, pessoalmente não sinto muita curiosidade sobre estas coisas, e daí não pesquisar.
    No entanto, fico agradecido por me ensinarem sempre um pouco mais.
    Continue que eu sempre que achar conveniente, vou comentando.
    Gostaria que este blog se mantivesse com alguma dinâmica.Vladimiro

    ResponderEliminar