quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A BOLA

A introdução de novas tecnologias no desporto e mais concretamente no futebol é sempre um tema que provoca alguma inquietação no seio de quem detém o poder decisório. Todas as experiências que já se fizeram, aliadas às inúmeras sondagens e estudos de opinião a favor da introdução destas novas medidas, não parecem ter eco junto das respectivas federações e dirigentes. Na verdade, porque será que estas soluções que apontam para uma maior transparência no futebol, não são postas em prática? A quem é que interessa a manutenção deste “status quo”? Penso que todos nós sabemos a resposta para estas e outras questões. De facto, custa entender este corporativismo saloio em que ninguém com poder tem a liberdade de contestar. Devíamos pôr os olhos no Ténis ou no Rugby, onde os elementos tecnológicos foram bem aceites, colocando mais verdade e honestidade no espectáculo. Aqui, a dualidade de critérios, é infinitamente menor, o que vai beneficiar todos os intervenientes no espectáculo.
A ausência de decisões nesta matéria vem de encontro a outros “interessados” visto que consideram que o futebol sem polémica, não é futebol. Não nos podemos esquecer das manchetes dos nossos tablóides desportivos, quando algo de duvidoso ou erro grosseiro acontece.
Esta brevíssima abordagem a este tema, vem na sequência do que aconteceu em Alvalade. Foi golo? A bola ultrapassou totalmente a linha de golo? Bem, o árbitro assistente disse que sim. Mas, será que realmente não teve qualquer dúvida? Não sabemos! O que sabemos é que foi considerado golo. Além disso também ficámos a saber que estes “casos”, já vêm de longe, basta pegar nos “exemplos” do Vítor Baía ou do Ricardo.
O que vos quero mostrar, é que bastava uma bola como esta (ver fig.) e uns quantos sensores nos postes da baliza e, estavam praticamente desfeitas quaisquer dúvidas quanto aos ditos lances polémicos. Tanto quanto se sabe, a FIFA já testou esta hipótese e os resultados foram positivos. No entanto, como já disse, não se percebe o porquê da sua não colocação em prática. O que se percebe é que para estes “Srs.”, a polémica “…must go on”! É o que vende!
A grande “Galinha dos Ovos de Ouro”, não pode morrer!

12.02.2009
[Dr. Kanelada]

1 comentário:

  1. Caros Krommáticos:
    Venho dar os parabéns ao Dr. Kanelada por este artigo de opinião.
    Isto é quase uma batalha perdida, porque os "patrões" do futebol preferem a polémica à verdade desportiva.
    E reparem que o desporto-rei estagnou enquanto outra modalidades tem evoluído de uma forma fabulosa.
    Meios técnicos não faltam e, provavelmente, com essa ajuda mais pessoas estariam nos estádios porque tinham quase a certeza de não haver distorções.
    Esperemos que esses senhores tenham "um abrólhos" e alterem o que deve ser alterado.
    Abraços Krommáticos
    Vladimiro

    ResponderEliminar