terça-feira, 20 de abril de 2010

PRIMEIRA PÁGINA INFELIZ

A manchete do Diário de Coimbra do dia 19.04.2010, a que a foto se refere, foi resultado de uma escolha editorial infeliz. O jornal diário com mais tiragem na região, deixou-se contagiar pela "pandemia vermelha". É bom recordar que nesta cidade, paradigma de tradições relevantes, nunca se estenderam tapetes ou passadeiras (com ou sem metáforas), fosse para quem fosse, e muito menos no que ao futebol diz respeito. Estamos a falar de um simples jogo de futebol que, por ordem de um calendário, opôs a Briosa ao possível e previsível campeão. Nada mais do que isto! Estranha-se, por isso, esta primeira página com este título e esta foto, uma vez que acaba por não dar a informação mais correcta e fiel do que aconteceu no Estádio Cidade de Coimbra, ou seja, o jogo em si mesmo. Perante este facto, é caso para perguntar: Será que só havia adeptos "trajados" de vermelho? Não conseguiram captar os protagonistas do encontro? E a Mancha Negra? E os outros adeptos da Académica? Absolutamente lamentável!
É frequente dizer-se que os olhos são os primeiros a comer e, por via disso, é que me entristece ver capas de jornais nos escaparates, expostas a todos os olhares, deixando vislumbrar alguns resquícios de uma postura subserviente ao mais "forte" e alguma falta de criatividade e ética jornalística.

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Isto vem ao encontro daquilo que pus como notícia.
    Mas mais entristece quando uma Instituição, que é bandeira desta cidade, não tem parangonas de primeira página, mas referindo-se ao adversário, e que se chama ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA!
    Quando um jornal regional não pugna nem respeita o clube que se bateu com um adversário, mais forte, sem dúvida, mas que é desta cidade, então mais razão se dá ao mercantilismo que gere tudo isto.
    A Académica deve ser respeitada pelo seu percurso e historial ao longo dos tempos.
    Mas se nem mesmo o jornal da nossa cidade não o faz, o que poderemos esperar?
    Uma vergonha nacional e regional.
    Regionalização? Mas para quê se não se defendem os seus valores?
    Francamente, o dinheiro sobrepôem-se a tudo, e não há volta a dar. Mas existem mais valores que se têm que defender.
    Por isso este País caminha para o abismo, que está à vista de todos. E Coimbra a passos largos.
    A Imprensa é livre e desejo que assim continue, mas porquê enaltecer assuntos que não dizem directamente respeito a uma região?
    Quem compra este "calinas"?
    Os lisboetas, os portuenses?
    Fica a pergunta e respondam sériamente.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar