segunda-feira, 19 de abril de 2010

A FALTA DE IMPARCIALIDADE DA NOSSA IMPRENSA

Como se viu, e sem tirar mérito à vitória dos lampiões, tenho que me referir a arbitragens vergonhosas que se têm assistido, nomeadamente nos jogos da nossa Briosa.
Não falando de jogos passados falo simplesmente no de ontem em que a dualidade de critérios é gritante, perante um "sistema" que está implantado, este ano, de cor vermelha.
Quando um apitador ou um seu auxiliar não vê aquilo que milhões de pessoas descortinam e se querem mostrar isentos, torna este futebol no que ele é: paupérrimo e sabendo de antemão quem será vencedor.
Alterar-se-ia o desenrolar da partida? Ninguém o pode garantir, mas poderia ter outro cariz!
No primeiro golo dos lampiões, esta "encomenda do VP, não viu a patada de Maxi Pereira em J. Ribeiro. Nem o auxiliar que ali estava tão perto.
Numa jogada dentro da área encarnada, não reparou num empurrão de David Luís a Éder, indo a bola bater-lhe na mão e ainda os vermelhos a protestar por este acto.
No terceiro golo, a antecedê-lo a falta existente sobre Diogo Gomes.
Na segunda parte, numa fase em que a Briosa procurava o golo, quando Éder dentro da área se prepara para rematar, e impedido em falta por Sidnei.
Ora, numa vista de olhos pelos jornais da especialidade só o "Jogo" se refere à segunda sem que qualquer outro escalpelize os lances com algumas dúvidas.
Nas reportagens televisivas nem sequer se fala em tais lances.
Bem vistas as coisas como se pode alterar um sistema implantado que num ano é azul, noutro é vermelho e noutro é verde (andrades, lampiões, lagartos para não se confundir com outros clubes). Este ano, declaradamente, é vermelho, sem qualquer dúvida!
Só muito dificilmente qualquer outro clube poderá almejar a ser campeão neste País!
Quando as regras de jogo (leia-se lisura) se alterarem é que poderá haver um outro emblema a lutar por um título.
Até isso acontecer (quando será?), vamos ter um campeonato a três em que se degladiam como se fossem donos de tudo e da razão, quer seja na rádio, jornais e televisões.
Assim as pessoas começam a ficar fartas e indo cada vez menos a este espectáculo "programado",
Até que ponto aguentaremos isto? Se calhar, como vem sendo ano após ano, as assistências vão sendo cada vez menores e os clubes a não terem capacidade de sobrevivência. Mas toda a imprensa tem uma cota parte muito grande na situação, porque está embrenhada neste assunto e não quer esmiuçar tudo, de uma vez por todas.

1 comentário:

  1. A foto, que tive a liberdade de colocar neste artigo, é bem elucidativa da atitude que o árbitro colocou em campo, face à cor das camisolas. Só falta a legenda a dizer "Avança Benfica! Não te preocupes!". Enfim!
    Neste jogo, não tenho qualquer dúvida de que as irregularidades que ocorreram na área do Benfica, caso tivessem ocorrido na área da Académica, as ditas irregularidades seriam transformadas em faltas e, por isso, seriam sancionadas. Esta falta de isenção e a terrível dualidade de critérios, serão factores indissociáveis no seio da arbitragem. Salvo algum imponderável de última hora, os interesses desportivos, aliados aos económico-financeiros, acabam por falar mais alto e, assim, determinar o desfecho da competição. Este campeonato, faz-me lembrar as reservas associativas de caça, onde meia dúzia de caçadores, se deliciam a caçar as presas que ali são colocadas, deixando transparecer uma anormal normalidade. Toda a comunicação social se debruça sobre as questões dos clubes chamados grandes mas, poucos são aqueles que verdadeiramente se preocupam com a situação agonizante daqueles clubes que, queira-se ou não, perfazem a maioria daqueles que competem na principal Liga futebolística do país.

    ResponderEliminar