domingo, 3 de janeiro de 2010
Guarda-redes
Num momento em que tanto se fala dos guarda-redes da Académica, lembrei-me de ir ao meu baú e recolher uma fotografia que foi oferecida a meu Pai e que este senhor faz o favor de ser meu Amigo.
Tendo nascido em Moçâmedes, Angola, veio muito jovem para pertencer aos quadros das "águias" tornando-se logo titular e sendo campeão nacional de juniores, treinado por um talentoso homem que tantos jogadores deu para a primeira equipa deste clube, de nome Valdivieso, argentino.
Com a sua subida ao escalão máximo, deparou-se com dois homens, que foram durante anos, senhores desse lugar: Costa Pereira e Bastos.
Como o seu intuito, ao vir para a dita Metrópole na altura, era estudar, mudou-se para Coimbra e representar a Briosa, conciliando assim duas metas: continuar a sua carreira futebolística e tirar o seu curso.
Assim o fez e durante a sua vida foi e é uma referência nas duas áreas.
Um guarda-redes de enormes qualidades e dos melhores do País e tirando o curso de Medicina, na área da Estomatologia, hoje Medicina Dentária.
Como atleta pertenceu, na minha opinião às melhores equipas da Académica, sendo um dos obreiros do conjunto que foi vice-campeão nacional. Era um líder dentro do campo, e que alguns se lembram de o ouvir, a comandar uma defesa que jogava de costas para ele pois sabia que as ordens vindas de trás estavam correctas.
E chegou a Internacional A.
Nos tempos áureos das águias quem era treinador foi um senhor que se chamava Bella Gutman, que ganhou duas Taças dos Campões Europeus, e que perguntando quem era o melhor guardião respondia, no seu revesado português, "o minino que joga na Académica" e que gostava de o ter.
Não saiu, porque o objectivo do curso estava determinado e por cá permanece até hoje, exceptuando o tempo que passou no serviço militar, entre Cabinda e Luanda.
Já depois deste acabado, foi preparando o seu Doutoramento, que o concluiu, sendo, ainda hoje um dos dois atletas da Briosa com o grau de Professor. O outro foi o Professor Dr. Joaquim Branco, outra glória da nossa Instituição.
Não fazendo comparações, até pelo respeito que merecem os actuais guarda-redes, não podemos deixar de relembrar este nome que é uma das referências, e poderá ser um exemplo de que se poderá conciliar as duas vertentes.
Recordar que, numa dada altura também chegou, durante pouco tempo, a ser o treinador principal.
Claro que, como todos já verificaram, trata-se do Prof. Dr. João Luís MALÓ de Abreu.
As nossas lembranças a esta figura de Coimbra e da Académica.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Como adepto e sofredor da Académica, quem me dera que aparecesse um guarda-redes com metade da valia deste Senhor. Este antigo atleta, era um autêntico gigante entre os postes. Foi com atletas como este que a Briosa chegou a vice campeão, como é frisado no texto.
ResponderEliminarPara os mais novos, fica o exemplo e para os mais velhotes, fica o registo para poder voltar a saborear outros tempos.
Abraço krommático.