terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CAPITAL HUMANO


Um colaborador bem gerido pode valer mais 300 mil euros por ano

As empresas que adoptam boas práticas de gestão de recursos humanos conseguem que cada colaborador registe uma produtividade anual média superior em 300 mil euros face a companhias menos eficientes em termos de políticas de gestão de pessoas.

É esta a conclusão do estudo "O impacto das 'best practices' de gestão do capital humano no desempenho das empresas em Portugal", da autoria de Luís Monteiro, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (U Minho).

Desta análise, que avaliou 93 empresas de 23 sectores de actividade, resultou o "Human Capital Best Practices Index", um índice composto por 21 variáveis de gestão de recursos humanos, como recrutamento selectivo, formação, práticas salariais, entre outras. O estudo final mede o impacto destas variáveis qualitativas nos indicadores de desempenho das empresas, como margem de lucro e produtividade. É a primeira vez que é feita em Portugal uma análise quantitativa da gestão do capital humano

3 comentários:

  1. Pois
    Acontece que para os brilhantes gestores potugueses pelo menos na sua maioria a gestão de recursos humanos e respectiva motivação dos mesmos consiste em pagar o MENOS possivel, explorar a mão de obra estrangeira o MAIS possivel e despedir também o MAIS possivel !! E isto justificado quase sempre pelas velhas máximas BAIXA PRODUTIVIDADE e também naquela outra que se omite e que é RÁPIDO enriquecimento de alguns !! Sejam accionistas ou gestores.
    Mas tudo isto estou eu para aqui a dizer porque de certeza que se lhes perguntarem dirão que isto não passa de um rol de disparates meus. !!!
    Mas se algum concordar então sim acredito que esse talvez seja um BOM GESTOR de recursos humanos !!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. O típico "patrão português" é que havia de ler este post. Alguns porventura nem perceberiam o que lá está escrito!

    Luís Miguel

    ResponderEliminar
  3. Caros Krommus:
    Isto é uma verdade de La Palisse!
    Gostaria que os senhores empresários me explicassem como são capazes de produzir sem os trabalhadores. E pagando-lhes os 500€ da praxe, como se consegue estabilizar uma vida?
    Além disso só pensam em lucros à custa de mão de obra barata e as pessoas sempre preocupadas com o espectro do despedimento.
    Claro que se uma pessoa estiver motivada a produtividade aumenta e produz muito mais.
    Há empresas a funcionar nesse esquema e os resultados são muito melhores.
    Mas como a massa empresarial portuguesa ainda vive sobre o estigma da escravatura, isto só daqui a muitos anos, com uma mudança geracional se porá em prática.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar