quinta-feira, 25 de junho de 2009

70 ANOS DEPOIS, COM MUITA CAGANÇA

25 de Junho de 1939. Campo das Salésias. A Académica defrontava o Benfica na primeira final da Taça de Portugal, naquele que seria um dia histórico para os estudantes. A Briosa entrava em campo frente a um Benfica que era considerado o claro favorito para o jogo, mas nem isso desmoralizou uma Académica que cedo percebeu que o enorme apoio vindo das bancadas poderia ser factor importante para a decisão final.



A Académica, depois de estar em desvantagem, acabou por vencer os encarnados por 4-3 e levou para casa o troféu mais ambicionado e que, ainda hoje, é motivo de orgulho para todos os academistas. Pimenta, Alberto Gomes e Arnaldo Carneiro (este por duas vezes) foram os autores dos golos e os maiores heróis de uma equipa que terá para sempre o seu lugar na História do futebol português.

Depois de eliminar o Sp. Covilhã, o Académico do Porto e o Sporting, a Académica superiorizou-se ao Benfica e, contrariando todas as expectativas, arrecadou o troféu e espalhou a festa por Coimbra…

Hoje, dia 25 de Junho de 2009, 70 anos depois da primeira grande conquista da Briosa, olhamos para trás e sentimos aquele arrepio, aquele sentimento que nos enche de orgulho e nos dá força para continuar a pensar que muitos anos de alegria ainda estão pela frente.

Ao Tibério, ao José Maria Antunes, ao César Machado, ao Portugal, ao Faustino, ao Octaviano, ao Manuel da Costa, ao Alberto Gomes, ao Arnaldo Carneiro, ao Nini e ao Pimenta, equipa que entrou de início nas Salésias, ao treinador Albano Paulo e restantes membros que tornaram o sonho possível, os nossos 70 obrigados!

E obrigado também a si, que contribui para aquilo que é hoje a Académica!
Sim, porque hoje, nós, que pertencemos à família Académica, estamos todos de parabéns!

1 comentário:

  1. Só tenho pena de não ser ainda nascido para poder participar na alegria que inundou toda a nossa cidade e academia.
    Azar meu, nas outras duas finais de taça em que estive presente perdemos ambas.
    È a vida dum académico.
    Apesar de tudo é uma grande felicidade ser deste clube
    VIVA A MALTA!!!!

    ResponderEliminar