terça-feira, 3 de novembro de 2009

PARECE UM AUTOCARRO, MAS É UM FÓRMULA 1


CAMINHAR COM PASSOS SEGUROS

Depois de assistir à exibição da Académica no estádio do Dragão, ficou visível que algo tinha mudado nesta equipa e que o futuro próximo iria comprovar essas importantes alterações.
Foram precisas nove jornadas para a Académica alcançar a sua primeira vitória na Liga e com isso fazer explodir toda a alegria contida pela massa associativa. Ao ver jogar esta equipa, qualquer adepto de futebol percebe que há muito trabalho de treino e que a mensagem e o método de processos que o treinador está a implementar, estão a ser assimilados. Nota-se perfeitamente que os jogadores sabem o que têm que fazer em campo, quer em termos de situação de ataque quer em situação de defesa. A aposta neste treinador, começa a ter reflexos e a mostrar que o sétimo lugar está ao alcance desta equipa que já leva uma média de dois golos por jogo.
Neste encontro com os “fundadores”, que se avizinhava difícil, foi perceptível a forma como a Académica se dispôs em campo. O rigor táctico implementado deixava perceber que a Académica queria dificultar a acção do adversário. A estratégia passava por não conceder espaços, fazer pressão alta, cortar as linhas de passe, ter posse de bola e partir rapidamente para o contra-ataque. Segundo o treinador, esta estratégia acabou por funcionar porque os jogadores aplicam bem aquilo que lhes é pedido nos treinos. Tendo como filosofia potenciar o máximo de cada jogador, o novo treinador pretende criar e cultivar uma imagem de rigor, atitude, vontade, disponibilidade e capacidade de inovar. Com estes atributos postos em campo, todos os atletas se mostram capazes de criar solidez defensiva, com todos os jogadores atrás da linha da bola (caso seja preciso) e de seguida, partir rapidamente para o contra-ataque. Esta forma de actuação já obteve um comentário jornalístico curioso: “Parece um autocarro, mas é um Fórmula 1…”. De facto, com elementos como Sougou, Lito, Éder ou mesmo João Ribeiro, é relativamente mais fácil chegar à baliza contrária e criar situações de perigo para o adversário.
Neste jogo, em que o sistema táctico implementado pelos técnicos foi muito idêntico, valeu o querer e a vontade para poder criar situações de golo. O penalti, que acabaria por ser a chave que abriu o caminho para a vitória, também serviu para criar uma motivação adicional, deixando os atletas mais desinibidos e confiantes. Com a chegada do segundo golo, a Académica demonstrou, com classe, que a vitória já não podia ser posta em causa.
Daqui para a frente, nada vai ser igual. A ansiedade e o medo deram lugar à confiança, ao querer e à capacidade que esta nova Académica já demonstrou ter com este novo técnico.

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Num comentário que fiz, quando da contratação do jovem treinador André Villas-Boas, disse que estava farto de ouvir os mesmos nomes de treinadores que grassavam no futebol português e que este era uma lufada de ar fresco, que é preciso para a renovação.
    Eu continuo a acreditar na juventude: a experiência é importante mas a inovação é fundamental. Tivemos a sorte de vir mais um jovem e os frutos começam a aparecer. Três jogos orientados pelo André, duas vitórias, uma derrota lutada até ao fim com o campeão nacional e seis golos marcados. Não é por acaso: trabalha-se com novos métodos, rigor, disciplina e discurso entendível pelos jogadores que interpretam muito bem o que lhes é pedido. Já dá gosto ver a Briosa jogar e tenho a certeza que vamos fazer um resto de campeonato muito bom. Pelo que vi, acredito piamente nisto.
    Uma coisa que me agradou já foi ver os jogadores saberem os terrenos que hão-de ocupar, e não andarem aos montes, atropelando-se como se via. E ver jogar futebol com a bola rente à relva é tão bonito!
    Claro que o que vou dizer é sempre condicional:se este treinador tivesse começado a época com esta equipa, estaríamos num lugar muito mais saboroso. O que sucederia com o Domingos, como se pode provar com o seu trabalho.
    Outra coisa que me apraz registar é o discurso: boa análise dos jogos e sem ser "calimero", o que me irrita ouvir nos treinadores.
    Vamos ter muitas alegrias e é desta que o ECC vai ter moldura humana condizente com o prestígio da Académica.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar