sábado, 22 de agosto de 2009

A JOGAR P'RÓ PONTINHO NÃO VAMOS LÁ

AAC 1 - P. FERREIRA 1

Não contando com os espectadores que viram o jogo através da televisão, estiveram no ECC cerca de 2 200 "almas" a assistir a um espectáculo futebolístico triste, sem alma, sem ambição, sem liderança, enfim, desolador para quem afirmou à entrada deste campeonato que queria fazer igual ou melhor do que na época passada. A equipa da Académica que eu vi neste jogo, foi de um amadorismo preocupante. Não consigo perceber como é que jogadores que já se conhecem há tanto tempo e que já jogaram tantos jogos juntos, conseguem ter uma prestação como esta. Hoje, ainda cheguei a pensar se a Académica tinha contratado o "melhor preparador físico do mundo", aquele que esteve no Benfica na última temporada, tal era a quantidade de jogadores a caírem, com nítida falta de força, ou excesso de preparação (?), originando com tudo isto lesões preocupantes e até mesmo graves.
Outro pormenor muito importante que tive a oportunidade de verificar, foi a falta de lucidez táctica e ambição que o nosso treinador demonstrou. Digo isto face ao que pude ver no campo, com variadíssimos atletas nossos a interrogarem-se e a "discutirem" sobre quem é que devia ocupar determinado espaço ou quem é que deveria ficar quando o outro sobe, etc, etc. Uma vergonha!
Este jogo atípico e esquisito, acabou por premiar a Académica que depois de um começo muito promissor, não conseguiu aguentar um Paços mais acutilante e muito melhor fisicamente. Nas palavras do técnico Rogério Gonçalves, é realçado o papel do guarda-redes Cássio que, por duas ou três vezes negou o golo à Académica mas, se isto é verdade, também o é o facto de a maior parte do jogo a Académica ter defendido com onze homens atrás da linha da bola e durante largo tempo do encontro, sofremos inúmeros pontapés de canto, que não deram em golo, por manifesta azelhice dos adversários.
Com prestações deste calibre, não estou a ver onde é que possamos amealhar pontos. Neste jogo, era imperioso ganhar e não o conseguimos. A este propósito, deixo-vos aqui as declarações do RG antes desta partida " ... a recepção ao Paços de Ferreira, na 2.ª jornada deve ser encarada com respeito, mas simultaneamente com a ambição própria de vencer em casa. O jogo com o Sporting de Braga já pertence ao passado. Temos pela frente outro jogo que temos de encarar com o máximo respeito. Quero uma Académica que faça um jogo agradável, dinâmico, sem temer o nome do adversário. Jogamos sempre para ganhar, afirmou."
Pergunto se é assim que se joga para ganhar e, já agora, onde é que esteve o dinamismo e a agradabilidade.
A finalizar, há que lamentar as lesões ocorridas durante a partida, que condicionaram a equipa mas que não justifica a má prestação que tiveram neste primeiro jogo em casa.

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Tivemos, realmente um começo promissor, com um golo (2m) conseguido com um bom trabalho do Miguel Fidalgo, demonstrando que sabe o que faz.
    Após isto, foi uma exibição sem nexo nenhum, procurando defender, desde logo o empate, e uma equipa indisciplinada, quer do ponto de vista táctico, quer no verdadeiro sentido da palavra: neste momento devemos ser a equipa mais amarelada e avermelhada, o que demonstra uma falta de comando quer dentro quer fora do campo. Sinceramente, não gostei pois penso que o trabalho de casa não foi feito: equipa sem esquema definido, com jogadores a atropelarem-se e onze jogadores a defenderem atrás da linha da bola e no nosso meio-campo. Falta um número 10 (notório!), mas com esta forma de jogar será mais um a defender e não a trasnferir jogo para a frente, onde me parece, e digo mais uma vez estamos mais bem servidos do que em épocas anteriores. O treinador diz que meteu sempre jogadores para a frente, o que é verdade, mas que vieram sempre defender atrás da linha da bola, inclusivé o Éder, que deveria permanecer junto aos centrais, para não deixar o adversário catapultar jogo, como o fez, estando nós a ver jogar e com dez. Muita coisa terá de ser mudada, e rápidamente, estando na eminência de "agarrarmos" a breve trecho o último lugar e não conseguirmos de lá sair.
    Outra coisa preocupante são as lesões: entorse de Miguel Fidalgo, Bruno Amaro ( acreditando no que se diz) acabou a época, mas diga-se na verdade que nem se viu dentro de campo o tempo que jogou e Sougou com uma rotura na coxa, dependendo agora da sua extensão.
    Fundamnetal é que com poucas saídas (Nuno, Peskovic e Saleiro), portanto a espinha dorsal da equipa manteve-se; altera-se a forma de jogar e os jogadores parece que jogam pela primeira vez juntos.
    Quanto ao jogo, se perguntarem se merecíamos ganhar, concerteza que sim: o adversário mesmo em superioridade procurou sómente o pontino: tivemos ocasiões de golo flagrantes, com uma grande exibição do guarda-redes, mas ele está lá para isso, e uma bola na trave.
    Nada serve para desculpa, mas sim para tirar conclusões, e trabalhar bem, quer fisica quer tácticamente, durante a semana para no domingo seguinte, não se ver a pobreza franciscana que se viu ontem.
    Claro que o passado é história, mas há poucos meses atrás com os mesmos jogadores dava gosto ver a alegria que esta equipa demonstrava e a forma como se dispunha em campo para conquistar pontos.
    Treinador é um elemneto fundamental no balneário e dentro de campo para corrigir o que está mal, e agora não se vê nada parecido. Ontem ao ver o jogo com o meu amigo de bancada, dizia-lhe que a nossa Briosa parecia uma equipa de andebol a jogar, pois logo que o adversário começava lá de trás já nós estávamoso nosso meio-campo a defender!
    Sou de opinião de que equipa que ganha não se mexe: porque se altera forma de jogar, quando os resultados foram o que se viram? Só para dar um cunho pessoal? NÃO SE INVENTE! Está tudo inventado! Só falta a roda quadrada!
    Esperemos que as coisas se alterem de forma célere, para não sofrermos muito: como se pode ver o campeonato está muito equilibrado, por baixo, por força de os resultados feitos e ainda não se realizaram os restantes desta jornada.
    Haja olhinhos e não tentem alterar muita coisa: é que temos pouco pano para mangas!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar