domingo, 16 de agosto de 2009

FALTARAM 4 MINUTOS DE PACIÊNCIA


Original Video- More videos at TinyPic

A Briosa começou o campeonato a perder, sem o merecer. Face aos objectivos traçados neste início de época para estas duas equipas, a obrigatoriedade de "resolver" o jogo, pertencia mais ao Braga do que à Académica. O Domingos Paciência, conhecedor da valia da maioria dos atletas da Briosa, acabou por ser feliz. Sabendo desse conhecimento do seu opositor, Rogério Gonçalves montou a equipa de forma a dar a iniciativa de jogo ao adversário, para depois contra-atacar de forma rápida e eficaz. Esta estratégia, quase que ia dando em golo, logo nos primeiros minutos da partida. O Domingos apercebeu-se disso e pediu mais posse de bola e mais pressão no campo do adversário.
À Académica, faltou, nesta fase, saber tirar partido da intranquilidade que os jogadores do Braga demonstravam à medida que o tempo de jogo avançava. De facto, se a Académica tivesse sido mais ambiciosa naqueles momentos de maior instabilidade do adversário, provavelmente teria sido capaz de marcar.
Penso que este treinador, terá que incutir mais confiança e ambição nos jogadores, visto que foi possível observar muita discussão entre vários elementos da equipa, o que demonstra alguma insegurança e falta de coordenação.
Com o jogo a caminhar para o final, o Braga e o seu treinador, demonstravam uma ansiedade e um estado de nervosismo, fora do normal. Para a Briosa tudo parecia correr às mil maravilhas, até que numa desatenção, o Braga consegue marcar. Com cerca de quatro minutos para jogar, os jogadores da Académica nunca pensaram que o adversário conseguiria marcar e, na minha maneira de ver, facilitaram. Na verdade, as facilidades foram de tal forma que quem tentou travar e quem saltou com o autor do golo, foi o Pedrinho, enquanto os nossos centrais estavam completamente fora da jogada.
Espero que esta derrota traga ensinamentos e que sirva para "forçar" jogadores e treinador a colocar mais ambição dentro de campo. Afinal, a Académica tem que disputar qualquer desafio, com o objectivo da vitória.
Como notas finais, não posso deixar passar em claro a actuação do Paulo Sérgio e algumas opções do treinador.
Quanto ao primeiro, é inqualificável que um jogador veja um cartão vermelho, logo no primeiro desafio do campeonato, atendendo que as faltas eram perfeitamente evitáveis. O Paulo Sérgio, não pode ser considerado (embora já o seja para muitas pessoas) o "caceteiro" da Briosa. Há que mudar esta maneira de jogar à bola.
Quanto ás opções do treinador, face aos jogadores utilizados, pergunto-me por que é que o Bruno Amaro não jogou de início, sabendo nós que precisamos de alguém com qualidade no meio-campo. A outra é a ausência de um ponta de lança, que seja o "farol" para os restantes colegas. A este propósito, penso que seria positivo a entrada de início do Miguel Fidalgo ou do Vouho. Enfim, opções!


1 comentário:

  1. caros Krommus:
    Na minha apreciação ao jogo no comentário que fiz em relação à pergunta "quando ganha a Briosa um 1º. jogo da Liga" os meus comentários são coincidentes com os que o Tião aqui faz.
    Na verdade há muitas coisa a corrigir e maior ambição na abordagem dos jogos.Todos eles começam com 0-0, todos com onze e demoram 90m. NãO HÁ QUE TER MEDO E OLHAR DE FRENTE OS ADVERSÁRIOS! são iguais a nós e todos para ganhar!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar