segunda-feira, 1 de novembro de 2010

OPINIÃO


Observando a Académica

A Académica possui uma boa ideia de jogo (4x3x3 em jogo apoiado) mas tem, no onze, um problema de base para a aplicar: os avançados são muito mais rápidos do que os médios. Ou seja, meio-campo e ataque têm diferentes velocidades que condicionam a sua ligação. É algo que resulta das características dos jogadores. Nuno Coelho (pivot), Diogo e Hugo Morais (interiores) são estruturalmente mais lentos do que os avançados, Sougou (velocista), Diogo Valente e Miguel Fidalgo, todos mais rápidos.
Assim, quando os médios saem a jogar curto desde trás (quase sempre partindo dum bloco médio-baixo) os avançados arrancam logo nos espaços e, com esses esticões, (sobretudo dados pelos extremos) pedem um jogo…diferente, mais em profundidade. Por isso, quando joga Éder, nº9 mais posicional a jogar de costas para a baliza, é quando o jogo apoiado se expressa melhor, pois tem um avançado mais capaz de segurar a bola e esperar a chegada dos médios. Nos jogos fora, com mais espaço, este problema não se coloca tanto, mas retira-lhe capacidade de posse ofensiva.

Luís Freitas Lobo

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Esta análise é perfeita (outra coisa não seria de esperar de LFL!), mas com toda a razão que lhe cabe, não se arranjará forma de que isto se passe de uma forma mais rápida para conseguirmos aproveitar a linha avançada que tem cumprido mais do que o seu dever, já que é o melhor ataque depois do dos "andrades". Não se pode exigir mais, mas tem de se exigir MUITO MELHOR a uma defesa que já joga junto há uns anos, praticamente não foi mexida, mas que sofre golos infantis quase todos os fins-de-semana.
    Peiser apesar de ter sido uma mais-valia para o plantel tem alternado o bom com o mau e não está isento de culpas por alguns pontos perdidos.
    Na lateral direita Pedro Costa já alternou com Pedrinho, mas ambos ainda não atinjiram o patamar desejado. Os dois centrais, em que se depositava bastante confiança, como um baluarte da própria equipa, têm sido um desastre, pois a maioria dos golos sofridos foram por aquela zona. No lado esquerdo Addy parecia de pedra e cal mas a sua insubordinação tirou-lhe o lugar em favor de Helder Cabral, que este ano (por opção táctica?) pouco sobe a apoiar o ala e sem confiança.
    No geral, o que é notório, e não sei se estará aqui o busilis da questão é a forma física com que o onze se apresenta. 70m jogados e vêem-se jogadores com problemas deste foro.
    Cocerteza que estes pontos anunciados terão de ser solucionados e então teremos uma equipa mais competitiva e a lutar, sem qualquer pejo, pelos 3 pontos em qualquer campo do País.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar