segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PONTAPÉS, GÍRIAS E MEANDROS


Época 2010/2011


A nova época futebolística está prestes a começar. Depois de todos os ensaios, estratégias a utilizar e as mais diversas experiências operadas por todos os treinadores neste período de pré-época, tudo vai ter que ser demonstrado na prática já a partir do próximo dia 13 de Agosto, quando se der início à nova temporada e onde a luta pelos pontos será factor determinante para o cumprimento dos diversos objectivos a que todas as equipas se propuseram.

Esta voltará a ser uma época em que os ditos entendidos da gíria e dos meandros do futebol, ou seja, os conhecedores e muitas vezes cúmplices dos enredos e das intrigas que se vão criando à volta deste submundo chamado Futebol, voltarão a estar na ribalta. Os “pontapés na gramática” e o desejo ardente da vertente sensacionalista irá, de novo, fazer-se ouvir. Esta voltará a ser mais uma época em que muitos profissionais da comunicação social, hão-de continuar a opinar, a porem-se a adivinhar e a fazerem-nos crer que percebem do que estão a falar e/ou a escrever, levando-nos a acreditar nas suas “sábias” palavras sempre apoiadas, na grande maioria das vezes, em fontes oficiosas mas, no entanto, credíveis.

Na vertente mais importante, ou seja, o jogo, voltaremos a assistir às mais diversas discordâncias e repúdios assentes em numerosos vitupérios, protagonizados pelos principais agentes deste espectáculo, face aos erros que irão ser cometidos pelas equipas de arbitragem, com a agravante de terem pela frente uma “Jabulani” que prefere trajectórias mirabolantes e poder vir a criar, desse modo, maiores dificuldades na análise de determinados lances. Mas, mesmo com essa novidade, voltaremos a assistir a mais do mesmo.

Nem as mudanças operadas com a eleição de novos dirigentes para a LPFP trarão algo de novo para o panorama do futebol português. Continuaremos a ter um campeonato baseado nos orçamentos de cada equipa, na imagem de marca, na rentabilização da mesma, nos patrocinadores que esperam pelo retorno financeiro, etc. Será daqui, deste emaranhado de interesses que se apurará quem ganha e quem perde. Tudo o resto, servirá apenas para embelezar um quadro que se apresenta cada vez mais negro.

Mesmo nestas circunstâncias, vamos todos desejar que dentro de campo, o mérito se sobreponha sempre a uma justiça que invariavelmente se mostra influenciável e tendenciosa.

Viva o futebol espectáculo!

02.08.2010
[Dr. Canelada]

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Parabéns por esta análise sobre a próxima Liga Sagres Zon.
    Apoio, incondicionalmente, a última frase esperando que "o mérito se sobreponha a uma justiça...."
    Vamos ver como decorrerá esperando que seja uma Liga sem muitos e grandes casos.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar