segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PEDRADA NO CHARCO, PRECISA-SE!


Beira Mar 2-1 Academica
Simão | Vídeo do MySpace


Já defrontámos o Beira-Mar, é uma equipa que conhecemos bem. …” e “Esperamos um jogo difícil mas temos condições e capacidades para no domingo conquistarmos os três pontos.…
Estas afirmações são de Jorge Costa quando abordou a antevisão do jogo que ia disputar a Aveiro. São palavras que me pareceram sensatas, em face do trabalho desenvolvido durante toda a semana. Assim sendo, nada parece justificar a lamentável e medíocre exibição que estes jogadores protagonizaram no Municipal de Aveiro. Assim, não! Assim, a Académica nunca poderá ser uma equipa capaz de poder vir a almejar outros voos, como referiu Jorge Costa quando chegou a esta Instituição. Afinal, parece que para a maioria dos jogadores, vencer no estádio do campeão em título foi o que de mais importante havia para fazer. Não! A fama é efémera! Aquele jogo, ganho com muito mérito, afinal, só valeu três (preciosos) pontos. As vitórias, qualquer que ela seja, só valem três pontos. Pontos esses que são indispensáveis às aspirações/objectivos de todos os participantes nesta competição.
Não posso nem vou entrar em análises pormenorizadas, uma vez que não estive no local a assistir ao referido encontro mas, o que me chegou aos ouvidos através do relato e comentários da insuspeita RUC, foram o bastante para poder tirar as minhas ilações e emitir a minha opinião. Segundo o que me foi dado a perceber, só houve uma equipa que realmente quis ganhar, foi o Beira-Mar. Se esta era uma equipa que todos conheciam bem, como é que J. Costa pode vir dizer que “Essencialmente tivemos falta de ideias” ou ainda “Esta não foi a Académica que eu quero”. Não sei! Poderei, até, entender o seu discurso mas, não posso ficar satisfeito quanto ao mau desempenho da maioria dos jogadores desta equipa. A falta de uma verdadeira vontade de vencer, aliada a alguma displicência e falta de agressividade, já tinha sido notória aquando do jogo em casa contra o Olhanense. Agora, em Aveiro, confirmou-se aquilo que muitos temiam. A Académica não entra neste tipo de jogos, contra adversários directos, com a determinação férrea de querer vencer. A Académica entrou apática e amorfa. Afinal, depois da empolgante vitória na capital, podíamos e devíamos estar com nove pontos. Para isso, bastava ter jogado com a mesma garra e vontade de vencer que demonstraram ter no Estádio da Luz.
Um alerta para alguns: uma competição profissional, não pode comportar amadorismos. O tempo de férias, já passou. Quanto à falta de ideias, será bom começar a encontrá-las o mais rápido possível pois o próximo adversário chama-se Naval 1º de Maio e, com toda a certeza, irão ser precisas muitas e boas ideias para levar de vencida, como espero, este conhecido adversário.
Força Briosa!
[Dr. Canelada]
30.08.2010

2 comentários:

  1. Venho a este espaço, não para comentar o artigo postado mas sim para me perguntar qual o significado daqueles gestos entre Jorge Costa e Bischoff. Será que o jogador está a não querer cumprir com as indicações dadas pelo seu treinador?
    Outra questão intrigante e que gostaria de ver explicada, foi a atitude de regozijo do árbitro (ver vídeo) no final do encontro, quando gesticulou com o punho fechado, como que a dizer "Consegui!". Nunca tinha visto um comportamento deste tipo. Este gesto pode levar-nos a pensar que ficou satisfeito com a vitória do Beira-Mar. Será? Não sei! Responda quem souber.

    ResponderEliminar
  2. Caros Krommus:
    não ouvi a RUC porque vinha em viagem e não apanhava a frequência.
    No entanto segui pela TSF e o que ouvi foi que a Académica não tinha ganho porque só apareceu na 2ª. parte. Ora os jogos têm 90m e tem de se dar o litro durante todo esse tempo, tal como fizemos com os lampiões a jogar com 10. Por isso vim de lá satisfeito vendo uma equipa, lutanto, suando e procurando a vitória como se veio a conseguir.
    Mas como disse num comentário, após a primeira jornada, tinha medo do empolgamento dos jogadores por terem ganho ao campeão em título. Mas são só 3 pontos para o que nos interessa!
    Depois de conseguirmos uma certa estabilidade, então procuramos outras coisas, mas até isso ser atinjido é necessário demonstrá-lo em campo.
    Temos que ter a humildade de pensar que todos os jogos são difícil e só se conseguem vitórias lutando por elas.
    Não percebo esta imagem, mas algo está mal. Não estava este jogador para se ir embora? Porque jogou se ainda nda mostrou?
    Quanto à arbitragem, já ando a alertar para o seu comportamneto desde a primeira jornada. Não sei qual o seu comportamento durante o jogo, mas este gesto pode querer significar algo.
    Mas o que conta para a imprensa são só os jogos dos clubes de vermelho, verde ou azul vestido, não se escalpeliza as arbitragens dos outros jogos o que é uma vergonha.
    Mas a Académica tem que estar alertada para isto. Fomos buscar 3 pontos onde não contavam, roubados por uma arbitragem escandalosa e agora vamos pagar as favas.
    Não me recuso a repetir isto!
    E com o snr. Mardaíl a lá estar, algo tinha que mudar!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar